Marcel Buono   |   08/05/2019 20:45

Rio comemora Fórmula 1, mas SP confia em continuidade

A última vez que a categoria foi disputada no Rio de Janeiro foi em 1989, no finado Autódromo de Jacarepaguá, transformado na atual Cidade Olímpica

A declaração dada pelo presidente Jair Bolsonaro quanto à mudança do GP Brasil de Fórmula 1 de São Paulo para o Rio de Janeiro a partir de 2020 foi recebida de diferentes maneiras nas duas principais cidades do País. Enquanto representantes do Turismo fluminense já comemoram a chegada do grande evento, paulistas ainda não se dão por vencidos, acreditando na renovação do contrato com a prova da categoria máxima do automobilismo mundial.

“Há um contrato com a empresa responsável pela organização do GP Brasil de F1 válido até dezembro de 2020 e, desde novembro de 2018, São Paulo atua para a renovação do mesmo. A Prefeitura e o Governo do Estado desconhecem qualquer obstáculo que possa inviabilizar a renovação do referido contrato e temos convicção de que o bom entendimento prevalecerá”, diz nota conjunta emitida pela Prefeitura e pelo Governo de São Paulo.

Wikicommons
Fórmula 1 é um dos principais eventos do calendário paulistano
Fórmula 1 é um dos principais eventos do calendário paulistano
“O projeto de concessão do Autódromo de Interlagos ao setor privado, elaborado pela gestão João Doria e mantido pela administração Bruno Covas, tramita na Câmara Municipal e representa um importante ativo para a manutenção da área em sua proposta original, ou seja, um autódromo internacional”, complementa.

De acordo com dados da Secretaria de Turismo de São Paulo, o número de turistas na última edição da prova automobilística representou 77,5% do público total, registrando um aumento de 15,6% em relação a 2017. Já o número de estrangeiros entre os turistas passou de 10,9% em 2017 para 18,6% em 2018.

RIO COMEMORA
Enquanto as autoridades paulistas mostram-se confiantes na continuidade do principal evento esportivo anual da cidade, representantes do Turismo fluminense já comemoram a possibilidade de ver a cidade voltar a sediar a competição. A última vez que a categoria foi disputada no Rio de Janeiro foi em 1989, no finado Autódromo de Jacarepaguá.

“O anúncio feito pelo Bolsonaro é sensacional. Eu acho que toda a indústria do Turismo está comemorando, assim como outros inúmeros ramos de atividades empresariais. Já vivemos grandes momentos com o esporte no Rio de Janeiro e sabemos que a Fórmula 1 voltará a ser um grande diferencial para a cidade, que dispõe de uma rede hoteleira moderna e um sistema de transportes eficiente”, comemorou o presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes.

“Cá entre nós, as tomadas aéreas de grandes eventos no Rio de Janeiro são imbatíveis. Com um novo autódromo, um leque de oportunidades para eventos, não só automobilísticos, será aberto. E o mais relevante disso é que o investimento será feito totalmente pela iniciativa privada, pois sabemos dos problemas econômicos do Brasil e do Estado”, completou Lopes.

Reprodução/Google Maps
Área verde destacada no bairro Deodoro foi cedida pelo Exército
Área verde destacada no bairro Deodoro foi cedida pelo Exército
De acordo com o secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Otavio Leite, a cessão da área no bairro de Deodoro para a construção de um novo autódromo foi um compromisso feito pelo então prefeito da cidade, César Maia, na época que o espaço do antigo Jacarepaguá foi destinado à construção da Cidade Olímpica.

“Finalmente o Governo Federal autorizou. A prefeitura do Rio vem cuidando deste tema e sabe que, de fato, a área é propícia, com uma retaguarda de acesso equacionada em função da Transolímpica, via expressa que permitirá acesso fácil em apenas 15 minutos a partir do Riocentro, por exemplo. O próximo passo é animar o mercado e fazer com que interessados possam aportar o capital necessário para a implantação deste equipamento que seria de um grande ganho para o Estado", disse Leite.

“O fortalecimento do calendário de eventos da cidade do Rio é fundamental para o reaquecimento do setor do Turismo. A possibilidade de ter a etapa brasileira de Fórmula 1 novamente será importantíssimo para a consolidação do nosso calendário, não só pelo evento em si, mas pela projeção que o Rio terá com a audiência mundial que a modalidade possui. Consequentemente, vai atrair novos eventos”, concluiu a presidente do Rio CVB, Sonia Chami.

Neste ano, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 será disputado no dia 17 de novembro, sendo a penúltima etapa do campeonato. Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, encerra o calendário da principal categoria do automobilismo mundial.

Tópicos relacionados