Marcel Buono   |   02/07/2019 18:05
Atualizada em 11/11/2021 12:18

Turistas já podem avistar baleias no Espírito Santo

Espera-se que cerca de 25 mil espécimes de jubartes passem pelo litoral capixaba

A temporada de observação das baleias jubarte no Espírito Santo começou no último final de semana e, até a segunda quinzena de outubro, espera-se que cerca de 25 mil espécimes passem pelo litoral capixaba, atraindo turistas que buscam por esse contato raro com a natureza. De acordo com o secretário estadual de Turismo, Dorval Uliana, Vitória tem papel de protagonista neste segmento turístico.

“Trata-se de um grande ativo capaz de gerar emprego e renda para diversos segmentos. É louvável o protagonismo da prefeitura de Vitória na articulação com todos os agentes produtivos envolvidos, fazendo com que a atividade seja bem-sucedida e realizada de forma sustentável social e ambientalmente”, afirmou Uliana.

Pxhere
Jubartes podem chegar até a 17 metros de comprimento
Jubartes podem chegar até a 17 metros de comprimento


Segundo o diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV), Leonardo Krohling, o mês de junho contou com capacitações de profissionais da cadeia produtiva do Turismo e, até o momento, as embarcações Mar de Abrolhos e Armando são as únicas já cadastradas para embarque e desembarque de turistas em áreas públicas.

“As duas embarcações estão em conformidade com os Decretos nº 17.234/2017 e nº 17.454/2018. Os mestres de embarcações e os profissionais estão capacitados para que a população e os turistas tenham uma real sensação de segurança para fazer o percurso e avistar baleias, sempre respeitando o ambiente marinho e a preservação da espécie”, contou o diretor.

Famosas pelos seus saltos para fora da água, as baleias podem ser vistas a cerca de dez ou 20 milhas náuticas da costa capixaba, tendo passeios programados para os finais de semana e feriados, exceto quando as condições meteorológicas não permitirem o embarque. Em média, o percurso leva cinco horas, considerando ida, volta e até três horas de contemplação desse show da natureza.

Segundo dados do Observatório do Turismo de Vitória e do Instituto Ecomares, entre junho e novembro da última temporada, 893 turistas a bordo de 38 expedições tiveram a oportunidade de observar as baleias jubartes que nadaram pelo litoral capixaba. Durante o período, a média foi de dez baleias avistadas por embarque.

Tópicos relacionados