Movida

Marcos Martins   |   25/10/2019 13:40   |   Atualizada em 25/10/2019 13:51

Santiago começa a retomar normalidade de transporte e comércio

Com onda de protestos, os serviços que foram afetados começam a voltar à normalidade de funcionamento, segundo comunicado oficial do Chile


Divulgação
Capital chilena sofre alterações devido aos últimos protestos
Capital chilena sofre alterações devido aos últimos protestos
A Subsecretaria de Turismo do Chile, juntamente com o Serviço Nacional de Turismo (Sernatur), informaram hoje que a atividade turística segue operando em grande parte do país. Segundo comunicado, os destinos mais visitados estão recebendo turistas normalmente, incluindo San Pedro de Atacama, Vale do Elqui, Rapa Nui (Ilha de Páscoa), Ilha Juan Fernández, Patagônia Chilena e Parque Nacional Torres del Paine.

Sobre a situação na capital Santiago, o transporte público está gradualmente retomando sua operação habitual, com a abertura da maioria das estações de metrô, enquanto o comércio segue funcionando parcialmente. Já a hospedagem turística funciona normalmente, com exceção de algumas propriedades específicas no centro. Nas cidades de Valparaíso, Concepción, Coquimbo e Rancagua, o comércio e o transporte funcionam normalmente, com algumas poucas alterações.

O Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez, em Santiago, segue com operação regular, e as companhias aéreas que tiveram alterações e cancelamentos durante a semana já estão retomando a programação de seus voos. Transfers e táxis para o aeroporto já estão operando com mais frequência, embora seja mantida a precaução de considerar tempos de viagem mais longos. Por outro lado, os outros aeroportos do Chile estão operando normalmente e apoiando a reprogramação dos voos da capital.

Pelo fato de autoridades restringirem o movimento nas vias públicas, a recomendação é manter sempre passaporte e a cópia do cartão de embarque, de chegada ou de partida, ou o comprovante do bilhete, que serve como uma conduta segura para seus transfers de e para o aeroporto. Quanto aos terminais de ônibus, não há nenhuma alteração no funcionamento.

Ambas as instituições reiteram a importância de o turista ter cautela neste momento. A orientação é a de reunir informações básicas sobre os destinos a serem visitados, além de adotar comportamentos de autocuidado e respeitar as regras estipuladas pelas autoridades locais.

É recomendável entrar em contato com os Escritórios de Informação Turística em caso de dúvidas, usar táxis oficiais nos aeroportos e contratar serviços turísticos legais e registrados no Sernatur, sugere o comunicado oficial.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias