Marcos Martins   |   11/12/2019 16:44   |   Atualizada em 11/12/2019 16:45

Bahia ganha relatório com dados de desempenho turístico

O Boletim de Análise Conjuntural do Turismo na Bahia foi lançado pelos secretários estaduais do Turismo e do Planejamento, Fausto Franco e Walter Pinheiro


Divulgação/ Tatiana Azeviche
Autoridades durante evento na Bahia
Autoridades durante evento na Bahia
Foi lançado nesta quarta-feira (11) o Boletim de Análise Conjuntural do Turismo na Bahia pelos secretários estaduais do Turismo e do Planejamento, Fausto Franco e Walter Pinheiro, respectivamente. O objetivo é mostrar indicadores da atividade turística no Estado.

Os gestores assinaram um termo de cooperação técnica e a parceria vai permitir a publicação do boletim que oferece ao público a análise de dados da atividade turística, a partir da interpretação de técnicos da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). “Nosso trabalho precisa ser amparado por dados e pesquisas que orientam o setor e que são imprescindíveis para o desenvolvimento de políticas públicas de Turismo”, explica Fausto Franco.

A primeira edição do boletim já está disponível e traz informações como o crescimento da arrecadação do imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação (ICMS).

O item foi destacado por Walter Pinheiro como um “ótimo indicador” para a economia do Turismo e do estado. “No terceiro trimestre de 2019, a Bahia recolheu R$ 1,8 bilhão em atividades características do Turismo. O valor arrecadado é 12,7% superior ao mesmo período de 2018. Obter esses dados em um tempo mais curto, sem a necessidade de aguardar grandes anuários, é uma grande vantagem para o setor.”.

Divulgação/ Tatiana Azeviche
Indicadores de desempenho são apresentados
Indicadores de desempenho são apresentados
Outro dado é o aumento do consumo de energia elétrica por empreendimentos turísticos. O segmento registrou expansão de 2% no terceiro trimestre, na comparação com igual período do ano anterior, mantendo tendência de crescimento. Esse desempenho foi influenciado principalmente pelos resultados do setor hoteleiro.

Estiveram presentes no evento lideranças do trade turístico como Roberto Duran, presidente da Salvador Destination, Wilson Spagnol, vice-presidente da (Abih-BA) e Ângela Carvalho, presidente da Abav-BA. Participaram também o reitor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), José Bites de Carvalho, e a diretora-geral da SEI, Jorgete Oliveira.

O Boletim de Análise Conjuntural do Turismo na Bahia será divulgado trimestralmente e poderá ser acessado no Observatório do Turismo da Bahia pelo link: observatorio.turismo.ba.gov.br.

Tópicos relacionados