Juliana Monaco   |   13/01/2020 12:28   |   Atualizada em 13/01/2020 12:29

Pico da Neblina (AM) será reaberto ao público

O Parque Nacional do Pico da Neblina, no Amazonas, será reaberto à visitação pública a partir de março deste ano, após 17 anos fechado


Marcos Amend/ICMBio
O parque está fechado desde 2003 por recomendação do Ministério Público Federal
O parque está fechado desde 2003 por recomendação do Ministério Público Federal
O Parque Nacional do Pico da Neblina, no Estado do Amazonas, será reaberto à visitação pública a partir de março deste ano. As agências e operadores interessadas têm até o dia 21 de janeiro para se habilitarem. O resultado final das empresas autorizadas e o calendário das operações devem ser publicados até o fim de fevereiro pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

De acordo com o Instituto, a prestação de serviço precisa seguir o Plano de Visitação e a Carta de Anuência da Fundação Nacional do Índio (Funai). A responsabilidade de gestão do Turismo é da Associação Yanomami do Rio Cauaburis e Afluentes (Ayrca), que terá apoio dos órgãos públicos. No entanto, o credenciamento das operadoras é feito pelo ICMBio, que analisará toda a documentação das empresas.

O processo para reabertura do Pico da Neblina durou cerca de cinco anos, já que todas as discussões envolveram o alinhamento da legislação do ICMBio e Funai, com apoio e consultoria do ISA (Instituto Socioambiental). Os trabalhos foram cercados de cuidados porque a área tem dupla afetação, ou seja, é unidade de conservação ambiental e território indígena Yanomami.

O parque está fechado desde 2003 por recomendação do Ministério Público Federal devido ao desordenamento da exploração turística que estava gerando violação dos direitos indígenas, conflito com turistas e impactos ao meio ambiente. "A estruturação dos nossos parques é fundamental no processo de tornarmos nossos potenciais em realidade, gerando emprego e renda para a população", afirma o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Tópicos relacionados