Artur Luiz Andrade   |   28/02/2020 10:34
Atualizada em 28/02/2020 10:46

Turismo da Itália reafirma segurança para viajar; confira

Itália afirma que é seguro viajar para o país e que apenas 12 municípios estão com medidas preventivas


Divulgação

Com a chegada do coronavírus em um determinado destino, chega também o medo de viajar para lá, de sair de casa e de se relacionar com moradores. É o desconhecimento em relação à nova doença, como já ocorreu com tantas outras que hoje estão entre nós, como o zika, que foi um caso com foco no Brasil, a dengue, ainda sem remédio ou vacina, ou as gripes aviárias, suínas e do H1N1.

A Itália, assim como a China, vem sofrendo com a imagem de foco do vírus e o Turismo do país soltou há pouco um comunicado reafirmando a segurança para viajantes e as precauções que todos precisam tomar como em qualquer viagem.

"A Itália é um país seguro para se viver e viajar.

O Sistema Nacional de Saúde da Itália, entre os mais eficientes do mundo, ativou imediatamente protocolos que visavam proteger a saúde dos cidadãos e turistas. Controles generalizados permitiram ao governo italiano monitorar e impedir a disseminação do Covid-19 desde os primeiros momentos da disseminação fora das fronteiras chinesas.

A adoção de medidas extraordinárias de prevenção, como o fechamento temporário de alguns locais ou a suspensão de alguns eventos, representam medidas cautelares que nada têm a ver com a disseminação do vírus no território italiano.



De acordo com os dados fornecidos pelo Ministério das Relações Exteriores, até o momento apenas 0,05% do território italiano é afetado por medidas extraordinárias de isolamento temporário de alguns municípios italianos (igual a 0,1% do total), com o objetivo de evitar a disseminação do vírus.

Dos 7.904 municípios italianos, apenas 12 são afetados por estas medidas:
Lombardia: Bertonico, Casalpusterlengo, Castelgerundo, Castiglione D'Adda, Codogno, Fombio, Maleo, San Fiorano, Somaglia, Terranova dei Passerini.
Vêneto: Vo 'Euganeo.

O restante do território nacional, incluindo as regiões em que os municípios sujeitos a isolamento temporário estão localizados, é seguro e acessível. Todos os serviços e atividades destinados a cidadãos e turistas são normalmente prestados e a qualidade de vida pela qual a Itália é famosa no mundo permanece alta.

Links úteis para viajantes e moradores:

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18730 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.