Beatriz Contelli   |   27/05/2020 12:38   |   Atualizada em 27/05/2020 12:39

Governo Uruguai concede crédito e suporte ao Turismo

As medidas incluem linhas de crédito com juros baixos, flexibilidade do seguro-desemprego, entre outros

O Governo do Uruguai ajudará o Turismo do país a enfrentar a crise de covid-19. As medidas de suporte vão desde a abertura de linhas de crédito com taxas de juros baixas, flexibilidade de seguro-desemprego, empréstimos a microempresas e empresas individuais, até extensão de prazos nos impostos a decretos que promovem investimentos.
Divulgação
As medidas incluem linhas de crédito com taxas de juros baixas, empréstimos, extensão de prazos nos impostos, entre outros
As medidas incluem linhas de crédito com taxas de juros baixas, empréstimos, extensão de prazos nos impostos, entre outros
Entre 20 de abril e a primeira semana de maio, foram realizadas 536 operações de crédito de diferentes setores da economia nacional, no montante total de US$ 8,85 milhões. O Banco República concederá empréstimos de até US$ 125 mil a micro, pequenas, médias e grandes empresas com taxas de juros reduzidas a serem pagas entre 13 e 36 meses, dependendo de já terem empréstimos anteriores e sua classificação de risco.

O seguro temporário flexível de desemprego para aqueles que estão totalmente suspensos da atividade, entre 1º de abril e 31 de maio de 2020, será voltado para trabalhadores mensais que contribuíram de três a cinco meses nos últimos 12 meses. Assim como se flexibilizou a criação do seguro-desemprego para trabalhadores dependentes que estão em situação de suspensão parcial das atividades, o que implica uma redução de pelo menos seis dias no mês de trabalho, dias completos ou 50% de horas usuais.

A retomada da atividade turística é projetada em quatro etapas, declarou o ministro do Turismo, Germán Cardoso: promoção do turismo interno, turismo de negócios, preparação para a próxima temporada de verão e promoção de investimentos.

O Governo decretou, em 29 de abril de 2020, um novo regime para promover a construção de residências, escritórios ou a urbanização de projetos de grande dimensão econômica de origem privada. O objetivo é favorecer as atividades de construção entre o período de 2020 e 2025.

As medidas também incluem a isenção do Imposto Único de Importação Aduaneiro, as taxas de Mobilização de Pacotes e o Consular, o Imposto sobre Valor Agregado, bem como a isenção entre 15% ou 50% do Imposto de Renda das Atividades Econômicas para no máximo 10 anos; e a isenção do imposto sobre a riqueza por 8 anos em Montevidéu ou 10 anos no interior do país.

Tópicos relacionados