Juliana Monaco   |   28/08/2020 17:40

Turismo de Fernando de Noronha se mobiliza e cobra reabertura

Donos de pousadas e outros equipamentos têm se mobilizado para cobrar uma resposta do governo do Estado.


Divulgação
A partir de 1º de setembro, apenas turistas que já tiveram covid-19 poderão visitar a ilha
A partir de 1º de setembro, apenas turistas que já tiveram covid-19 poderão visitar a ilha
Fechada para atividades turísticas desde o dia 21 de março, Fernando de Noronha (PE) deixou de ser um dos roteiros mais procurados do Brasil. Diante da situação da ilha, os donos das pousadas e outros equipamentos turísticos estão se mobilizando para cobrar uma reposta do Governo de Pernambuco, que ainda não definiu data de retomada do Turismo. Desde o encerramento das atividades turísticas, cerca de 80% dos empregos foram perdidos no destino e muitas pousadas não conseguirão reabrir as portas.

"A situação é preocupante, estamos há cinco meses fechados, aumentando o endividamento. E o pior é que não temos uma data definida para a reabertura, precisamos nos programar para isso e os turistas também precisam de tempo para fazer suas reservas", disse o presidente da Associação dos Locadores de Veículos de Fernando de Noronha, Nino Alexandre Lehnermann.

O conselheiro (equivalente ao vereador) da ilha, Aílton Júnior, pede que o governo estadual tenha sensibilidade e crie critérios para a volta das atividades turísticas, com uma reabertura segura. "O cenário é deprimente. Em virtude de 99% da economia da ilha girar em torno do turismo, já existem empresários, condutores, e pescadores em dificuldades profundas. Fala-se de reabertura agora em setembro, mas o que deixa todos apreensivos é exatamente isso, a falta de uma data certa para as vendas e adaptações necessárias à nova realidade", ressaltou.

Nesta semana, foi anunciado o início da flexibilização da reabertura do Turismo da ilha. No primeiro momento, somente visitantes que já tiveram covid-19 poderão desembarcar no arquipélago a partir de 1º de setembro. A comprovação de que o turista já teve a doença será feita durante o processo de pagamento da Taxa de Preservação Ambiental (TPA), que agora só poderá ser feito online. De acordo com o administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha, as próximas etapas serão estudadas para dar continuidade à reabertura.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Juliana Monaco

Juliana Monaco tem 2047 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS