Vinicius Novaes   |   06/08/2020 14:37
Atualizada em 06/08/2020 14:40

Governo do Paraná cria incentivo para o contribuinte viajar

Presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl participou do Check Point desta quinta-feira (6)

Para a retomada do Turismo no Paraná, o Governo do Estado vai apostar na exploração turística do parque Vila Velha, localizado em Ponta Grossa (PR). A ideia é implementar no local atividades como arvorismo, tirolesa, ciclismo, mountain bike, além de lanchonete, centro interativo e loja de conveniência e da readequação da infraestrutura do parque.

“Vila Velha voltará a ser o que sempre foi”, disse o presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl, durante live Check Point desta quinta-feira (6). “Ponta Grossa está preparada, com ligações aéreas e rodoviárias”, afirmou.

O Ninho do Corvo, em Prudentópolis (próximo a Ponta Grossa), também está no radar para a exploração turística. O local possui uma área total de 18,50 hectares, sendo dois quilômetros de trilhas guiadas. Além disso, a atração abriga cachoeiras, mirantes, rios, bem como um cânion do rio Barra Bonita.

Divulgação
João Jacob Mehl, presidente da Paraná Turismo
João Jacob Mehl, presidente da Paraná Turismo
O Turismo industrial, também na região de Ponta Grossa, é outra aposta do Paraná para a retomada. “Existem fábricas de cervejas artesanais que atraem um grande número de pessoas e é uma possibilidade de exploração”, salientou.

Além disso, ainda de acordo com Mehl, a represa de Xavantes, na divisa com São Paulo, foi declarada área de interesse turístico. “A região recebe duas mil embarcações na temporada e também pode ser uma grande opção para oi turista”, disse.

O objetivo é construir atrações turísticas sólidas, tal qual em Foz do Iguaçu, por exemplo. "Antes você ia a Foz do Iguaçu, visitava as cataratas e voltava. Hoje você consegue ficar uma semana na cidade com todas as atividades que existem por lá".

AJUDA AO SETOR
O Governo do Paraná anunciou que irá criar o Paraná Pay, programa vinculado ao Nota Paraná que vai destinar parte dos impostos com a venda de produtos, como eletrodomésticos, por exemplo, para o setor do Turismo.

Mehl explicou que parte do recolhimento do ISS (Imposto sobre Serviços) será revertido, em dobro, para ser utilizado pelos compradores em atrações turísticas.

"Esse será um programa a ser lançado num momento apropriado, em que a pessoa possa voltar a viajar e utilizar esses crédito no nosso setor, visitando os destinos paranaenses", disse. "A ideia é que essa retomada seja inteligente", completou.

AÉREO
Apesar de ainda não haver conexão aérea entre 13 cidades do Estado, grandes companhias já anunciaram o retorno das operações. A Azul é um exemplo. A aérea vai voltar a voar para Cascavel, no interior, a partir do dia 14 deste ano.

Curitiba, segundo o presidente da Paraná Turismo, mantém o mesmo número de voos. Mas o governo já trabalha com o projeto de uma arena multiuso para eventos na capital paranaense, a ser administrada pela iniciativa privada.

O Check Point, projeto da PANROTAS com a Imaginadora, e apoio da R1.




Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Vinicius Novaes

Vinicius Novaes tem 1206 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS