Beatriz Contelli   |   25/09/2020 16:49

Administração de Fernando de Noronha realiza obras de drenagem na ilha

O objetivo da obra é facilitar a circulação de veículos, diminuindo os transtornos causados pelas chuvas

Para melhorar a trafegabilidade, e conter os alagamentos causados pelas chuvas, a Administração de Fernando de Noronha tem feito obras de drenagem nas vias vicinais para garantir melhor infraestrutura no acesso às praias e dar tranquilidade aos moradores e turistas. A obra consiste em terraplenagem, compactação, estabilização e a impermeabilização do solo, além da drenagem para o escoamento das águas pluviais por valas, em vários pontos críticos. O objetivo da obra é facilitar o tráfego com a circulação de carros, ônibus, ambulâncias e outros veículos, principalmente no período de inverno, diminuindo consideravelmente os transtornos causados pelas chuvas, que deixam as estradas intransitáveis.

Divulgação
O objetivo da obra é facilitar a circulação de veículos, diminuindo os transtornos causados pelas chuvas
O objetivo da obra é facilitar a circulação de veículos, diminuindo os transtornos causados pelas chuvas
O projeto para melhoria nos acessos às praias e está sendo executado pela empresa Universo Empreendimentos desde outubro do ano passado, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), com previsão de término para o final de outubro. Até agora já foram concluídos os acessos ao bairro da Coréia, Quixaba, praias do Sancho, Cacimba do Padre, Bode, Forte de São Pedro e Boldró. Ainda faltam os acessos às praias do Americano, Baía dos Porcos, Meio e Cachorro, estrada da Alamoa, estrada velha do Sueste, Vacaria, Três Paus e Vila do trinta.

“Essa foi uma preocupação muito grande dentro da nossa administração. É uma obra que, com certeza, vai deixar muito mais tranquila a comunidade em períodos chuvosos, com boa infraestrutura no acesso às praias e aos bairros, ajudando também no Turismo. É um grande legado que iremos deixar para todos que moram e visitam Noronha”, disse o administrador da ilha, Guilherme Rocha.

O diretor de Infraestrutura e Obras de Noronha, Artur Gusmão, ainda completou que "essa obra é um serviço que está sendo realizado em 8.350 metros de via, compreendendo 11 trechos. O que estamos realizando vai fazer com que o solo não sofra erosão com tanta facilidade. Com a drenagem superficial, passagens de água de um lado para outro das vias por canaletas e tubos de concreto. Tivemos que suspender a obra no período chuvoso e por conta da pandemia, mas retomamos em julho e já estamos entre 50% e 60% da conclusão".

Tópicos relacionados