Movida

Juliana Monaco   |   22/09/2020 15:02   |   Atualizada em 22/09/2020 15:04

México recupera demanda por voos para setembro e outubro

A alta na demanda por voos favorece a recuperação turística dos principais destinos de férias do país

Emerson Souza
Cancún lidera o volume absoluto das buscas de voo e apresenta percepção de segurança estável
Cancún lidera o volume absoluto das buscas de voo e apresenta percepção de segurança estável
O México é o sétimo país mais afetado no mundo pela pandemia de covid-19, de acordo com os dados do Centro de Ciência e Engenharia de Sistemas e endossados pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo. Apesar dos mais de 647 mil infectados pelo vírus no país, mais de 538 mil foram recuperados e a contagem diária de novos casos mostra uma tendência decrescente desde o início de agosto, o que deve favorecer a recuperação turística mexicana para o último trimestre do ano.

Para reforçar essa tendência, a Mabrian Technologies (empresa especializada em análise de big data e inteligência turística), em parceria com a Interamerican Network (agência de comunicação e marketing especializada em Turismo), realizou uma análise da evolução do Índice de Percepção de Segurança e da demanda por voos em três dos principais destinos de férias do México: Cancún, Los Cabos e Puerto Vallarta.

Divulgação
A evolução do Índice de Percepção de Segurança entre junho e agosto reflete os altos níveis de confiança para os três destinos. Los Cabos é o que está na frente, seguido por Cancún, enquanto Puerto Vallarta tem seu nível de confiança muito afetado a partir do final de julho devido a um problema de segurança que ocorreu com um grupo de turistas domésticos, sem qualquer relação com a pandemia.

Divulgação
Na comparação com a evolução da busca por voos, nota-se que as flutuações na Percepção de Segurança têm um impacto direto na demanda de voos. Em Percepção de Segurança, Cancún e Los Cabos mostram bons valores e estabilidade. Em relação à demanda, é o destino Los Cabos que mostra uma melhor progressão entre junho e agosto. Embora Cancún lidere o volume absoluto das buscas de voos, a tendência é ligeiramente descendente neste período. Já Puerto Vallarta é o destino que mostra uma tendência menos favorável em ambos os indicadores, com queda entre junho e agosto. Essa evolução foi provocada por uma mudança de tendência a partir do final da terceira semana de julho, quando o problema de segurança foi registrado.

PREVISÕES PARA O QUARTO TRIMESTRE

A análise dos dados sobre a evolução da demanda em busca por voos para os meses de setembro e outubro mostra dados positivos que indicam uma reativação. Observa-se um aumento significativo do interesse na análise das buscas espontâneas realizadas entre 1 e 22 de agosto para viajar para os três destinos analisados entre setembro e outubro.

Comparando as buscas realizadas nos primeiros dez dias de agosto com as realizadas nos dez dias seguintes, os aumentos são superiores a 50% em todos os casos.

Por destino, Cancún é o que mostra uma tendência de crescimento mais evidente, com alta de 60% nas buscas. Já Los Cabos teve crescimento de 57% e Puerto Vallarta, de 54%.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias