Artur Luiz Andrade   |   21/09/2020 13:35
Atualizada em 23/09/2020 11:27

O que aprender com o sucesso de vendas das Maldivas na pandemia?

Destino foi o mais vendido por várias operadoras e agências de viagens na pandemia

Fale com os operadores e agentes de viagens sobre os destinos com boas vendas durante a pandemia (para viagens futuras, claro) e as Maldivas com certeza estarão na lista, muitas vezes liderando. E não apenas entre as empresas que já vendiam o destino. O trabalho feito pelos hoteleiros locais e pelos operadores daqui conseguiu atravessar barreiras e gerar antecipação de receita para o destino e distribuidores e, para os clientes, é a oportunidade de conhecer algumas das praias mais desejadas do mundo por preços menores que o pré-pandemia.

Mas qual o segredo das Maldivas, destino do Oceano Índico, uma das estrelas do Turismo asiático? Apenas preço? Oportunidade? Articulação do trade? Bom contato com os operadores brasileiros?

Pedimos a um dos especialistas no destino, Thiago Cuencas, diretor da operadora Viagens & Cia., de São Paulo, que tentasse explicar o sucesso das Maldivas nesse momento. O resultado é o artigo abaixo. Descubra os segredos das Maldivas e inspire-se.

Emerson Souza
Thiago Cuencas, da Viagens & Cia.
Thiago Cuencas, da Viagens & Cia.
ARTIGO

QUANTO TEMPO MAIS LEVARÁ PARA OS DESTINOS ACORDAREM PARA A RECEITA DE SUCESSO DAS MALDIVAS NESTA RETOMADA?

Os viajantes de todas as classes sociais e nichos de viagem estão com “sede”, como jamais estiveram. Some a essa sede de viajar, com o sentimento de escassez que uma geração inteira experimentou e ainda experimenta. O resultado disso é uma grande demanda ultra reprimida (por viagens, liberdade, experiências, lugares diferentes, novos ambientes para relaxar, estar com a família, escapar).

Agora ofereça a essa demanda ultra reprimida o que eles mais desejam e sonham: um destino que está na wish list de muitos brasileiros, que possui um contato íntimo com a natureza, uma coleção de hotéis fabulosa, em sua maioria pequenos, sem elevadores, sem aglomerações, e atividades em geral outdoor para que o cliente consiga se reconectar consigo e com o planeta.

Um destino que teve uma organização exemplar com relação à data de abertura de sua fronteira para receber viajantes internacionais, protocolos sanitários bem definidos e seguros, e que ainda de quebra possui as melhores companhias aéreas operando do Brasil para lá com frequências também confirmadas e comunicadas com fluidez e organização.

Só faltava o produto IDEAL!

Pois bem, foi aí que criamos o “produto ideal” com o preço igualmente ideal e a flexibilidade de troca de datas sem multas. VOILÀ! O mercado decolou e as Maldivas hoje são a sensação dos brasileiros nesta retomada.

Não podemos nos esquecer que o brasileiro é um negociante nato, ele busca oportunidade, e o preço que conseguimos trazer ao Brasil com muitos hotéis nas Maldivas foram negociados em alguns casos 60% a menos do que estava sendo praticado o ano passado.

A esse ambiente comercial oportuno e propício e o cenário dos sonhos do destino se junta a visão de empresas aéreas como a Qatar Airways e a Turkish Airlines, que reduziram suas tarifas para em alguns casos menos de US$ 500 na econômica para voar GRU–Maldivas–GRU, também flexibilizando troca de datas caso isso seja necessário ao cliente.
Viagens & Cia
Os destinos precisam prestar a atenção que existe um universo de oportunidades para ofertar à essa demanda ultra reprimida, porém, se não houver o “produto ideal” com as características acima (destino de qualidade, preço atraente, condições flexíveis, acessibilidade e segurança), e uma organização com relação à reabertura e comunicação dos protocolos, a retomada vai levar um pouco mais de tempo (para esse destino pelo menos). Enquanto isso os destinos já abertos e organizados vão levar grande parte destes clientes que estão ávidos por viajar, olhando as vitrines virtuais do mercado de viagens mundial.

E como hoje não basta ter o produto para fazer sucesso, como também não basta ter o cliente, tem que haver uma sincronia importante e real entre os players que distribuem esses destinos no Brasil e os fornecedores locais, pois sem uma vontade latente de ambos os lados a partida dos motores demorará ainda mais.

Taí o segredo das Maldivas, que não deveria ser segredo e sim boa prática para todos os destinos no mundo, incluindo o Brasil.

Thiago Cuencas
Viagens & Cia.
viagensecia@viagensecia.com.br

Leia a Revista PANROTAS abaixo, onde o artigo de Thiago Cuencas foi publicado originalmente.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18728 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.