Movida

Vinicius Novaes   |   29/10/2020 13:19

Portugal apresenta Plano Turismo + Sustentável 20-23

Documento foi elaborado em cima de quatro pilares

O Turismo de Portugal apresentou o Plano Turismo + Sustentável 20-23, que contempla quatro eixos estratégicos - estruturar uma oferta cada vez mais sustentável; qualificar os agentes do setor; promover Portugal como um destino sustentável; monitorizar as métricas de sustentabilidade do setor.

Para alcançar as metas até 2023, Portugal terá um incremento de 50% de empreendimentos turísticos com sistemas de eficiência energética, água e gestão de resíduos, além da eliminação de plástico de uso único em 50% de empreendimentos turísticos, 25 mil aderentes ao selo Clean & Safe, entre outras.

“Esse plano visa reforçar uma das principais metas da estratégia turística - a de afirmar o país como um dos destinos mais competitivos, seguros e sustentáveis do mundo”, disse a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.

Resultado de um trabalho conjunto envolvendo os parceiros do setor, o Plano abrange mais de 70 projetos e ações, que visam contribuir para a resposta do Turismo à urgência dos desafios da sustentabilidade definidos à escala mundial, europeia e nacional e alinhados com os objetivos da Estratégia Turismo 2027 e da política de retoma do setor pós-covid-19.

Divulgação
Ainda no âmbito do Plano Turismo + Sustentável 20-23, o Turismo de Portugal celebrou um protocolo com o Fundo Ambiental para incrementar as competências dos profissionais do setor do Turismo, alavancar iniciativas e dinâmicas já existentes, dar visibilidade a boas práticas e inspirar todos a fazer melhor, para alcançar melhores resultados em termos de receitas, da satisfação dos turistas e da preservação do nosso planeta. Para isso, está disponível um financiamento de 200 mil euros, e um prazo de realização até 31 de dezembro de 2020.

Em parceira com AHRESP, Universidade Nova de Lisboa, Federação Portuguesa de Golfe e Conselho Nacional da Indústria de Golfe e Travel without plastics, as ações contempladas por este protocolo são: reeducar para uma restauração circular e sustentável; as práticas da economia circular nos destinos turísticos do litoral; neutralidade carbónica nos empreendimentos Turísticos; construção sustentável em empreendimentos turísticos; eficiência hídrica nos campos de golfe em Portugal; e redução do plástico na hotelaria.


Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias