Movida

Beatrice Teizen   |   09/11/2020 10:50   |   Atualizada em 09/11/2020 10:54

Chile prepara protocolo para entrada de turistas estrangeiros

Processo será aplicado passo a passo para reduzir a possibilidade de aumento do número de casos

Unsplash
Chile prepara protocolo rígido para reabertura das fronteiras e entrada de turistas estrangeiros
Chile prepara protocolo rígido para reabertura das fronteiras e entrada de turistas estrangeiros
O Chile está elaborando um rígido protocolo para a reabertura das fronteiras aos turistas estrangeiros que será divulgado ainda hoje (9). Segundo a subsecretária de Saúde Pública, Paula Daza, por mandato do presidente Sebastián Piñera, as novas medidas atenderão a critérios epidemiológicos, que permitirão a entrada no país, em um processo que será aplicado passo a passo para reduzir a possibilidade de aumento do número de principais casos e surtos.

“A pandemia nos obrigou a tomar medidas muito rígidas e uma delas foi o fechamento das fronteiras e sabemos a dor que causou a casais e famílias que não puderam se encontrar novamente. Por isso estamos elaborando um protocolo muito rigoroso do ponto de vista da saúde, que atende determinados critérios epidemiológicos, para que as pessoas possam vir ao nosso país, colocando a saúde delas em primeiro lugar”, explica Paula.

A partir de hoje (9), as empresas consideradas de serviço essencial que utilizem autorizações coletivas únicas deverão possuir um certificado que estabeleça a relação de trabalho entre a companhia e o funcionário ou um contrato de trabalho em comunas que estão em quarentena, transição e toque de recolher.

No caso de empresas essenciais que possuam subcontratados, tanto a organização quanto o colaborador deverão possuir certificado próprio que ateste quem é o titular e qual a atividade a exercer. Já para pessoas que prestam serviços em troca de honorários a um negócio essencial, a referida companhia também deve apresentar um certificado.

Divulgação
Autoridades chilenas falam sobre situação do país e avanço das comunas
Autoridades chilenas falam sobre situação do país e avanço das comunas
Em relação à situação da doença do país, o ministro da Saúde, Enrique Paris, disse que há uma grande preocupação para La Florida, San Joaquín, Quinta Normal e Lo Barnechea, que tiveram um aumento de casos, mas frisou que o número de pacientes gravemente doentes, de 77, é o menor desde 4 de maio, conclamando a população a continuar tomando as salvaguardas necessárias para combater a pandemia.

PLANO PASSO A PASSO
  • A partir de hoje (9): as comunas de El Monte, Renca, Quilicura, Maipú, La Reina, Pudahuel, San José de Maipo e Recoleta avançam da Preparação para a Abertura Inicial
  • A partir de hoje (9): as comunas de Antofagasta e Mejillones, Curicó, Teodoro Schmidt, Renaico, Ercilla, Loncoche e Pucón avançam da Transição à Preparação
  • A partir de hoje (9): as comunas de Arica, Tomé e Puerto Saavedra avançam da Quarentena para a Transição
  • Desde o último sábado (7): as comunas de Melipeuco, Traiguén e Curacautín voltaram à Transição
  • Desde sábado(7): as comunas de Lautaro, Valdivia e Futrono voltaram à Quarentena

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias