Juliana Monaco   |   15/04/2021 16:20   |   Atualizada em 15/04/2021 16:21

Setur-RJ quer melhorar região do Galeão e retomar voos para GIG

A audiência pública debateu os propósitos do projeto de concessão do Aeroporto Santos Dumont


Divulgação
Gustavo Tutuca, secretário de Turismo do Rio de Janeiro
Gustavo Tutuca, secretário de Turismo do Rio de Janeiro
Nesta quinta-feira (15), a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) participou de audiência pública da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados para debater o projeto de concessão do Aeroporto Santos Dumont. A reunião teve como finalidade entender melhor os propósitos e os objetivos do projeto, que deve ser concretizado em 2022.

"Hoje, o Santos Dumont possui 80% dos voos. Isso tem mandado passageiros para fora do Rio de Janeiro, diminuindo nossa competitividade no setor do Turismo e o nosso poder de atração do Turismo internacional, que é uma das nossas vocações mais importantes. Sei que o Santos Dumont precisa ter sua posição consolidada, mas hoje o tamanho de mercado do Rio não comporta dois aeroportos concorrendo livremente", disse o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.

O secretário ressaltou o trabalho que o governo do Estado está realizando para a melhoria da infraestrutura da região e retorno de voos para o RioGaleão. Entre as ações estão a segurança pública no entorno, a conservação das vias e o projeto de lei para redução do ICMS do Querosene de Aviação. "É importante que sejam feitas essas iniciativas para auxiliar na concorrência do Galeão. Porém, precisamos que os dois aeroportos tenham a saúde necessária para o desenvolvimento do Turismo e da economia do Rio de Janeiro", destacou.

A audiência, que foi uma iniciativa do deputado federal Otávio Leite, contou com a participação do secretário nacional da Aviação Civil, Ronei Glanzmann; do diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tiago de Sousa Pereira; do diretor de Finanças e Novos Negócios da Infraero, Thiago Pedroso; e do secretário Estadual de Transportes, Delmo Pinho.

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