Movida

Juliana Monaco   |   18/05/2021 10:05

Artistas doam obras em prol do combate a incêndios no Pantanal

A campanha Artistas pelo Pantanal vai levantar fundos para manter brigadas anti-incêndios na região


Divulgação
O valor arrecadado será investido em 14 brigadas comunitárias de diferentes regiões do Pantanal
O valor arrecadado será investido em 14 brigadas comunitárias de diferentes regiões do Pantanal
Em 2020, cerca de quatro milhões de hectares no Pantanal foram atingidos por queimadas, o que corresponde a 25% do bioma. Para evitar que tragédias como essa se repitam, o projeto Artistas pelo Pantanal foi criado por artistas, galerias e compradores com o objetivo de arrecadar R$ 2 milhões - fundo que será administrado pelo SOS Pantanal e inteiramente destinado ao investimento em equipamento, formação e manutenção de brigadas voluntárias anti-incêndio na região pelo período de três anos.

A campanha recebeu 44 obras, em diversas linguagens, doadas por 41 artistas visuais: Adriana Varejão, Afonso Tostes, Alex Cerveny, Alexandre da Cunha, Ana Maria Tavares, Antônio Malta Campos, Araquém Alcântara, Artur Lescher, Caio Reisewitz, Carlito Carvalhosa, Dalton Paula, Daniel Senise, Di Cavalcanti, Elisa Bracher, Erika Verzutti, Ernesto Neto, Fabrício Lopez, Felipe Cohen, Gerben Mulder, Guga Szabzon, Jac Leirner, João Farkas, José Bento, Laura Lima, Leda Catunda, Luiz Zerbini, Márcia Xavier, MarciusGalan, Maria Klabin, Marina Saleme, Nuno Ramos, Paloma Bosquê, Paulo Bruscky, Paulo Monteiro, Regina Silveira, Rivane Neuenschwander, Rodrigo Andrade, Santídio Pereira, Sérgio Sister, Vik Muniz e Yuli Yamagata.

As obras estarão disponíveis desde ontem (17) pela plataforma do Festival Internacional de Arte de São Paulo, a SP-Arte, e terão as vendas conduzidas por uma equipe de artadvisors. O valor arrecadado será investido em 14 brigadas comunitárias distribuídas em diferentes regiões do Pantanal: Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Nossa Senhora do Livramento, Barão de Melgaço, Poconé, Corumbá e Ladário.

De acordo com o diretor de Relações Institucionais do SOS Pantanal, Leonardo Gomes, as equipes vão atuar em áreas que apresentam um risco elevado de incêndios. "Vamos profissionalizar e equipar essas brigadas por meio de um programa que dará suporte por meio de planejamento e treinamento na prevenção e no combate ao fogo", disse.

A campanha de captação das obras aconteceu em menos de um mês, em uma parceria entre o Documenta Pantanal, iniciativa coordenada por Teresa Bracher e Mônica Guimarães, e a SP-Arte, com participações voluntárias de Mari Stockler, Fernanda Feitosa, Maguy Etlin, Paula Azevedo e Susana Steinbruch.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias