Juliana Monaco   |   14/05/2021 18:13   |   Atualizada em 14/05/2021 18:25

Rio poderá ter grandes eventos com adoção de protocolos

Os eventos exigirão um teste negativo para a covid-19 ou certificado de vacinação para os participantes


PANROTAS / Artur Luiz Andrade
A capacidade de lotação do local do evento deve observar a categoria de risco do município
A capacidade de lotação do local do evento deve observar a categoria de risco do município
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou que um decreto com protocolos para a realização de eventos na cidade será publicado no início da próxima semana. Os eventos-teste exigirão um teste negativo para a covid-19 feito em até 12 horas antes do evento para todos os participantes, além de comprovante de vacinação no caso de pessoas com 60 anos ou mais, que deverão ter tomado a segunda dose há pelo menos 14 dias. As informações são do portal O Globo.

"Muito provavelmente, na segunda, vamos publicar decreto em que estabelecemos a possibilidade de realização de eventos com uma série de protocolos. Isso já acontece em vários países do mundo. A ideia é que as pessoas possam participar mediante teste rápido, e repetição do teste depois. O decreto trará o protocolo claro", disse Eduardo Paes.

De acordo com o comitê científico, os eventos-teste podem acontecer mediante a apresentação de teste rápido de antígeno e/ou histórico de vacina. A capacidade de lotação do local do evento deve observar a categoria de risco do município no momento de sua realização. A junta de cientistas pede ainda que a prefeitura privilegie eventos ao ar livre. Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, o projeto deve começar a sair do papel dentro de 45 dias, prazo de aprovação para as propostas de eventos, que podem incluir shows.


*Fonte: O Globo

conteúdo original: https://glo.bo/3ePtfU1

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias