Victor Fernandes   |   05/05/2021 16:16

Aruba testa credencial digital de saúde que usa blockchain

O Aruba Health App cria uma credencial de viagem segura que é aceita por aéreas, hotéis e colaboradores

Divulgação
A Sita, a Indicio.tech e o Departamento de Saúde de Aruba estão testando o Aruba Health App, um projeto-piloto que espera tornar mais fácil para os visitantes compartilharem uma credencial de viajante confiável - com base em seu estado de saúde - de forma privada e segura em seus dispositivos móveis. Essa credencial fornecerá acesso aos pontos de hospitalidade participantes na ilha.

Aruba está focada na reconstrução da sua indústria de Turismo após a pandemia de covid-19, garantindo que o risco de infecção de pessoas que visitam a ilha seja minimizado. Menos afetada pela pandemia do que muitos outros países do mundo, a ilha está aberta à maioria dos turistas. Para garantir a sua segurança e a dos residentes da ilha, todos os turistas são obrigados a apresentar um teste PCR negativo, feito 72 horas antes do voo.

Ao usar o Aruba Health App, os visitantes da ilha que forneceram os testes de saúde necessários ao governo de Aruba receberão uma credencial de viajante confiável e exclusiva, usando a tecnologia blockchain. Essa credencial, então, pode ser verificada por hotéis, restaurantes e locais de entretenimento por meio do código QR exclusivo no dispositivo móvel de um visitante, sem compartilhar quaisquer dados privados. A credencial digital também permite que o governo de Aruba impeça os visitantes de deixar seus quartos de hotel até que recebam um resultado de teste PCR negativo.

Ao contrário dos passaportes de imunidade, essas credenciais digitais verificáveis são parte de uma tecnologia conhecida como identidade descentralizada, um salto evolutivo na proteção e segurança da privacidade individual. Ela permite que os usuários compartilhem apenas uma verificação confiável de que possuem a documentação relevante para concluir a transação, sem ter que compartilhar informações pessoais. Essa credencial pode ser usada em toda a jornada.

“O Aruba Health App é fundamental para equilibrar os desafios de reabrir nossa ilha ao Turismo e, ao mesmo tempo, gerenciar os riscos de covid-19. Ao fornecer uma credencial de viajante confiável, podemos ter certeza de que os visitantes têm a documentação correta necessária para se movimentar livremente pela ilha, ao mesmo tempo que tornamos a verificação desse status confiável fácil, sem a necessidade de divulgar informações pessoais. Esse é um passo significativo em direção ao progresso”, afirmou o Ministro de Turismo, Saúde Pública e Esporte de Aruba, Dangui Oduber.

Para ver como o Aruba Health App funciona, assista a este vídeo.

Tópicos relacionados