Movida

Beatriz Contelli   |   31/05/2021 15:30   |   Atualizada em 31/05/2021 15:46

Rodovia em Canela (RS) receberá nome de um dos primeiros moradores

O objetivo é nomear a rodovia ERS-466 com o nome de um dos primeiros moradores da cidade

O prefeito de Canela (RS) Gilberto Cezar e a empresária e CEO da Brocker Turismo Any Brocker Boeira, realizaram uma ação na última sexta-feira (28) em Porto Alegre com a finalidade de promover a cultura histórica de Canela.

Acompanhados da autora Liliana Reid, presentearam as autoridades e representatividades do Estado com o Almanaque da História e do Turismo de Canela, e usaram o livro como base, acompanhado do projeto, para solicitar a Assembléia Legislativa do estado que batize a ERS-466 (Estrada Caracol) com o nome de um dos primeiros moradores de Canela, Guilherme Wasem. O deputado estadual Matheus Wesp recebeu prontamente o projeto e já protocolo o pedido, que deve ser aprovado já nos próximos dias.
Divulgação
Imigrante prussiano, Guilherme Wasem foi o primeiro morador da Estrada Caracol
Imigrante prussiano, Guilherme Wasem foi o primeiro morador da Estrada Caracol
Na oportunidade o projeto e a cultura histórica local também foram apresentadas ao governador do estado Eduardo Leite, ao deputado federal Lucas Redecker e ao secretário de turismo do estado Ronaldo Santini.

BASE HISTÓRICA DO PROJETO
Os primeiros moradores do Caracol foram Guilherme Wasem e sua esposa Bárbara, imigrantes prussianos vindos de Dörrebach (no Estado da Renânia-Alemanha) e seus filhos. Eles haviam chegado ao Brasil em junho de 1847, se estabelecendo na Colônia Campo Ocidental, hoje Hamburgo Velho, onde viveram durante 20 anos.

Em suas viagens a trabalho pelo Rio Grande do Sul, Wasem conheceu a atual Região das Hortênsias e em setembro de 1863 decidiu aventurar-se com sua família serra acima, instalando-se nas terras onde se encontrava uma cascata entre matas virgens. Guilherme Wasem obteve junto ao império do Brasil um bom espaço de terra, dividido entre arroios e foi construindo seu novo lar próximo a cascata.

A própria cascata foi batizada, inicialmente, de Cascata Wasem. Com o passar dos anos, os filhos foram formando suas próprias famílias, e outros moradores foram se fixando no Caracol iniciando uma comunidade pujante. Guilherme Wasem faleceu no Caracol, em 1899, e assim como seus filhos e muitos descendentes está sepultado no cemitério da mesma localidade.

“É muito importante preservar a história de nossa cidade, neste momento de pleno crescimento, onde estamos recebendo diversos empreendimentos, pois o Turismo tem como alavanca a cultura, a história e a natureza”, destaca Gilberto Cezar.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias