Victor Fernandes   |   04/06/2021 15:59
Atualizada em 26/04/2022 10:52

Colômbia inicia reabertura e não exige mais teste PCR de estrangeiros

A Colômbia revogou todos os protocolos e demais atos administrativos que foram estabelecidos na pandemia

andresmmartinez/Pixabay
Bogotá, Colômbia
Bogotá, Colômbia
Ontem (3), o Ministério da Saúde e Proteção Social da Colômbia revogou e/ou cancelou todos os os protocolos e demais atos administrativos que haviam sido estabelecidos em decorrência da pandemia de covid-19. Diante da reativação social, econômica e cultural que o país passará a partir de 8 de junho; a exigência de um teste PCR para entrar no país foi eliminada nos aeroportos e a exigência do CoronApp, aplicativo com dados de saúde, foi descartada em voos domésticos.

“Isso muda de forma significativa todas as medidas que foram implementadas até agora”, afirmou o ministro da Saúde e Proteção Social, Fernando Ruiz Gómez. Nesse sentido, o ministro destacou que à medida que o tráfego aéreo vem aumentando, observou-se que as filas dos aeroportos passaram a ser um mecanismo de aglomeração, de modo que o benefício que o CoronApp trazia foi reduzido.

Além disso, a nova resolução também trata da ocupação de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). “Enquanto um município está acima de 85%, todas as medidas restritivas são mantidas, principalmente no que diz respeito a bares, discotecas, eventos e multidões”, explicou o ministro.

Ele acrescentou que quando um município fica abaixo desses 85% da ocupação da UTI, são geradas possibilidades de abertura com capacidade ajustada ao andamento do Plano Nacional de Vacinação. “Uma cidade abaixo desse percentual pode começar com 25% de capacidade para eventos públicos abertos, mesmo em eventos fechados são geradas recomendações onde a distância mínima pode ser de um metro, o que aumenta a capacidade”, disse ele, indicando que assim beneficiam igrejas, ginásios, e outros estabelecimentos.

Para tais cenários existem medidas especiais como o uso de máscaras faciais, que é reforçada nas novas regulamentações, ventilação, lavagem e desinfecção das mãos, nova distância mínima entre as pessoas e indicações para o autocuidado.

Para mais informações, confira o anúncio oficial do Ministério da Saúde e Proteção Social da Colômbia.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS