Belo Horizonte é eleita cidade membro do conselho da WTCF

|

Belo Horizonte foi eleita, ao lado de Buenos Aires, Lima e Bogotá, para representar a América do Sul e Caribe no conselho da World Tourism Cities Federation (WTCF). A entidade, criada em 2012, é uma organização internacional de Turismo sem fins lucrativos que visa promover intercâmbios e cooperação entre seus membros e a indústria do Turismo.

O anúncio dos novos componentes do conselho foi feito na última terça-feira (13). Ao comunicar a eleição, a federação justificou a escolha afirmando que o apoio oferecido por Belo Horizonte à WTCF foi muito apreciado e que a expectativa é de uma cooperação mais estreita e frutífera a partir de agora.

Unsplash
BH se junta a outras cidades para representar a América do Sul no WTCF
BH se junta a outras cidades para representar a América do Sul no WTCF
Dessa forma, a capital mineira participará mais ativamente na tomada de decisões executivas da instituição, além de ter entre suas novas atribuições a deliberação sobre assuntos relacionados ao estatuto da federação, a execução das decisões da Assembleia Geral, a revisão dos relatórios de trabalho, a recomendação do candidato a Secretário-Geral, a admissão de novos membros, assim como a escolha dos locais para a realização dos eventos oficiais.

“Integrar o conselho amplia nossas relações institucionais e proporciona uma abertura a outros mercados internacionais, tendo como foco o estímulo e promoção da atratividade de cidades como destinos de viagens. Vale lembrar que essa rede nos permite, além da troca de experiências, uma importante aproximação com um dos maiores mercados emissores de turistas do mundo, que é a China, com grande potencial especialmente para as próximas décadas”, afirma o presidente da Belotur, Gilberto Castro.

“Belo Horizonte vem se consolidando como importante articuladora de redes internacionais. Integrar o conselho reafirma nosso compromisso em tornar a capital mineira global, não só como destino para investimentos, mas também para receber turistas internacionais”, comenta a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Cristiane Serpa.

Essa será a terceira formação de conselho da WTCF e contará com representantes da Ásia e Pacífico, Europa, África, América do Norte, América do Sul e Caribe, dentre membros das cidades, e integrantes institucionais, que são divididos entre agências de viagens, cias aéreas, empresas de Turismo e imprensa.

Belo Horizonte é membro da WTCF desde 2017, quando passou a integrar a lista das 16 cidades latino-americanas filiadas à instituição, sendo a primeira brasileira. Em 2019, Foz do Iguaçu também se tornou uma afiliada.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA