França cria QR code para turistas estrangeiros vacinados; saiba como obter

|


Unsplash
A França acaba de criar serviço para os turistas estrangeiros fora da União Europeia, que estão atualmente na França ou que vão chegar antes do 15/8. O governo poderá pedir um QR code válido como passe sanitário de equivalência de vacinação no território francês.

Na França, para os franceses, o passe sanitário é dado às pessoas que fizeram testes negativos ou que foram totalmente vacinadas com uma das vacinas reconhecidas pela Agência Europeia de Medicamentos ou equivalente a essas vacinas.

A fim de facilitar a permanência na França de turistas de fora da UE, o Ministério da Europa e das Relações Exteriores criou um sistema específico para a obtenção de um código QR válido como passe sanitário de equivalência de vacinação no território francês.

Este sistema está aberto aos turistas estrangeiros de fora da Europa que já estão na França ou que chegarão entre agora e 15 de agosto de 2021. Os pedidos relativos a uma chegada após esta data serão considerados em uma data posterior, diz o comunicado da França.

REGRAS
Confira o comunicado enviado pela Atout France (Turismo da França):

"Você pode solicitar um passe sanitário se você encontra as seguintes condições:
- Você é de um país fora da União Européia (por exemplo, o Brasil);
- Você tem 18 anos de idade ou mais. Até 30 de setembro de 2021, o passe sanitário não é exigido para menores de 12 a 17 anos. Além disso, os menores de 12 anos de idade não estão sujeitos à exigência do passe sanitário;
- Você foi vacinado com uma vacina aceita pela Agência Européia de Medicamentos:
- mais de 4 semanas após a injeção de vacinas de uma dose (Johnson&Johnson);
- mais de 7 dias após a segunda injeção de vacinas de duas doses (Pfizer, Moderna, AstraZeneca);
- mais de 7 dias após a injeção se você se recuperou da covid-19 (neste caso, é necessária apenas uma injeção);
- você já está na França ou na União Europeia ou planeja ir para lá nos próximos dias.

COMO FAZER
Como aplicar e pedir seu QR CODE?
Reúna todos os documentos a seguir, apenas em formato eletrônico:
- o formulário de inscrição que pode ser baixado aqui:
https://www.diplomatie.gouv.fr/IMG/pdf/demande_de_conversion_de_certificat_de_vaccination_cle06bfeb-2.pdf
- seu certificado de vacinação, elaborado de acordo com as regras do país de vacinação e indicando claramente o tipo de vacina utilizada;
- seu passaporte;
- sua passagem de volta.
Envie estes documentos (em formato pdf, jpg ou png) por e-mail, somente para o endereço apropriado para o seu local de residência. Os anexos em formato de arquivo zip não serão processados.
O endereço eletrônico é: area3.covid-pass@diplomatie.gouv.fr.

As solicitações recebidas por qualquer outro meio não serão consideradas.

A fim de facilitar o processamento dos pedidos recebidos, o e-mail deve ser enviado com um título, conforme indicado abaixo:
PAÍS DE RESIDÊNCIA/PRIMEIRO NOME/Data de chegada à França no formato DD-MM-21. Por exemplo: BRASIL/SANTOS Ana/DD-MM-YYY. As aplicações incompletas não serão processadas. Você terá que começar sua aplicação novamente. Não se esqueça de preencher e anexar o formulário!

Sua apresentação completa não deve exceder 10 MB. Se sua solicitação exceder este limite, ela não será recebida por nossos serviços.

Assim que sua solicitação for processada, você receberá um e-mail contendo um código QR.

O código pode ser impresso e apresentado em papel, ou adicionado ao pedido do TousAntiCovid, para provar seu status de vacinação.

LEMBRANDO QUE:
- Desde 21 de julho, o uso de um “passe sanitário” obrigatório nos locais de lazer e cultura com mais de 50 pessoas. Este passe será exigido para qualquer pessoa com 12 anos ou mais. Entretanto, as "regras de flexibilidade" podem se aplicar a crianças e adolescentes de 12 a 18 anos.
- LUGARES DE CULTURA: museus, cinemas, festivais, espetáculos, concertos, teatros, monumentos/castelos
- LUGARES DE RECREIAÇÃO: parques de diversões, zoológicos, instalações esportivas internas, pistas de boliche, galerias de diversões, shopping centers. Salas de esporte provavelmente a partir de 1 de agosto.

A apresentação da prova de vacinação é considerada um passe de saúde para turistas estrangeiros.

O «passe sanitário» na França é um app chamado TousAntiCovid, feito para os franceses, mas o Ministério da Saúde indicou que os turistas que foram vacinados com um plano de vacinação completo terão um equivalente e poderão viajar como outros cidadãos no território nacional. Uma solução deve ser proposta antes de 21 de julho. Enquanto isso, o que vale é o certificado de vacina do país de origem.

- A partir de 9 de agosto, este passe sanitário também será necessário para visitar cafés, restaurantes, centros comerciais, transporte de longa distância (avião, trem, ônibus) e hospitais.

- Famílias com crianças não vacinadas em locais de lazer ou culturais. As crianças menores de 12 anos estão isentas de testes. Adolescentes de 12 a 17 anos estão isentos de testes até 30 de agosto. A partir de 30 de agosto, eles devem apresentar os resultados de um teste covid negativo.

Mais info sobre o “passe sanitário”:
https://www.service-public.fr/particuliers/actualites/A14896
https://www.economie.gouv.fr/tousanticovid-signal-cahier-rappel-numerique

Mais informações
1. Embaixada da França no Brasil: https://br.ambafrance.org/-Portugais-brésil (ambafrance.org)
2. Governo francês: https://www.gouvernement.fr/info-coronavirus/deplacements
3. Diplomatie: https://www.diplomatie.gouv.fr/en/coming-to-france/coronavirus-advice-for-foreign-nationals-in-france/
4. Ministério do interior: https://www.interieur.gouv.fr/Actualites/L-actu-du-Ministere/Attestation-de-deplacement-etde-voyage
5. Escritório de Turismo da França no Brasil: https://bit.ly/3xHIcxG
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA