Victor Fernandes   |   04/11/2021 12:02

OMS aprova Covaxin para uso emergencial e EUA aceitarão vacina

País também permitirá vacinados com Pfizer, Janssen, Moderna, Astrazeneca, Covishield, Sinopharm e Sinovac

Rovena Rosa/Agência Brasil
EUA também aceitarão vacinados com Coronavac, Pfizer, Janssen, Moderna, Astrazeneca, Covishield e Sinopharm
EUA também aceitarão vacinados com Coronavac, Pfizer, Janssen, Moderna, Astrazeneca, Covishield e Sinopharm
Ontem (3), a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou a aprovação da vacina Covaxin, do laboratório indiano Bharat Biotech, para uso emergencial. Com o anúncio, o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos disse que o imunizante será adicionado a sua lista de vacinas aceitáveis para viajantes estrangeiros. Assim, turistas estrangeiros totalmente vacinados contra covid-19 com Covaxin receberam permissão para entrar no país a partir de 8 de novembro.

"A orientação de viagem do CDC se aplica às vacinas aprovadas ou autorizadas pela FDA e da Lista de Uso de Emergência da OMS e abrange todas as novas vacinas que podem ser adicionadas a qualquer uma dessas listas ao longo do tempo", disse a porta-voz do CDC, Kristen Nordlund, ao portal USA Today.

A adição de última hora ocorre menos de uma semana antes dos EUA lançar seu novo sistema de viagens, que concede entrada para viajantes estrangeiros que receberam uma vacina que foi aprovada para uso de emergência pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) ou OMS.

As novas regras de viagens dos EUA também aceitarão viajantes totalmente vacinados com Pfizer-BioNTech, Johnson & Johnson, Moderna, Oxford-AstraZeneca, Covishield, Sinopharm e Sinovac (Coronavac). Existem algumas exceções à exigência de vacinação, incluindo viajantes com menos de 18 anos. Os visitantes também devem fazer um teste de coronavírus antes da chegada.

A Covaxin tem uma taxa de eficácia de 78% contra a covid-19 e é "extremamente adequada" para países de baixa e média renda porque é fácil de armazenar, de acordo com a OMS. A dose é popular na Índia e a Bharat Biotech disse que recebeu autorização de uso de emergência em vários outros países, incluindo México, Filipinas, Irã e Paraguai.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias