Movida

Rodrigo Vieira   |   03/12/2021 16:00   |   Atualizada em 03/12/2021 16:01

Suíça cobrará testes na chegada e na estada do turista

Governo do país europeu intensifica medidas restritivas devido à Ômicron


Divulgação/Facebook/Flughafen Zurich
Aeroporto de Zurique
Aeroporto de Zurique

Além de vacinação completa de todos os estrangeiros, a Suíça passou a exigir teste negativo de RT-PCR feito até 72 horas antes de sua entrada no país e um segundo teste, PCR ou antígeno, entre o quarto e o sétimo dia após a sua chegada. As medidas já começam a valer a partir de amanhã (sábado, 4/12).

De acordo com o governo da Suíça, o aumento nas restrições se devem ao surgimento da nova cepa do coronavírus, e o segundo teste busca garantir a detecção de pessoas que poderiam ter sido infectadas antes de partir ou durante a viagem. É importante ressaltar que as triagens são de responsabilidade das pessoas envolvidas: o governo não oferecerá testes gratuitos. Além da testagem, o uso de máscaras volta a ser obrigatório em alguns ambientes fechados.

ENTRADA DE BRASILEIROS NA SUÍÇA

Os visitantes que foram completamente imunizados com duas doses da vacina (ou vacinas de dose única) nos últimos 12 meses terão permissão para entrar na Suíça sem precisar cumprir quarentena.

As vacinas aceitas atualmente são aquelas aprovadas pela Organização Mundial da Saúde: BioNTech, Moderna, Pfizer, Janssen, AstraZeneca, Sinovac, Sinopharm e Serum Institute of India.

- Pfizer/Pfizer/BioNTech (BNT162b2 / Comirnaty® / Tozinameran)

- Moderna (mRNA-1273 / Spikevax / COVID-19 vaccine Moderna)

- AstraZeneca (AZD1222 Vaxzevria®/ Covishield™)

- Janssen / Johnson & Johnson (Ad26.COV2.S)

- Sinopharm / BIBP (SARS-CoV-2 Vaccine (Vero Cell))

- Sinovac (CoronaVac)


CERTIFICADO DE COVID SUÍÇO
Desde 24 de outubro, qualquer pessoa que tenha sido vacinada no exterior com uma vacina aprovada pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA), cuja lista não inclui a Coronavac, e que viaje para a Suíça pode obter um certificado COVID suíço.

O período de validade do certificado COVID é de 365 dias a partir da administração da última dose da vacina.

Vacinados com Coronavac: Desde de 3 de novembro, o Conselho Federal anunciou que os turistas vacinados com SinoPharm/ SinoVac (Coronavac) poderão solicitar o cerficado dovid a partir de 1 de dezembro, porém aos vacinados com SinoPharm/ SinoVac (Coronavac) o prazo de validade do certicado covid será de 30 dias e aceito somente na Suíça (não válido em outros países da Europa).

Aos turistas vacinados com Coronavac com mais de 30 dias de permanência na Suíça: após os trigésimo primeiro dia de estada no país, os turistas devem realizar testes rápidos Sars-CoV, o teste RT PCR é válido por 72 horas a partir do momento da coleta da amostra e o teste rápido de antígeno é válido por 48 horas a partir do momento da amostragem.

O formulário para requerimento do certificado está disponível eletronicamente no link: https://www.covidcertificate-form.admin.ch/foreign para preenchimento e envio dos documentos. O prazo para o recebimento do certificado é de até 5 dias.

Documentos necessários para solicitar o certificado COVID:
- Informações sobre sua nacionalidade (por exemplo, cópia do passaporte).

- Confirmação da vacinação (por exemplo, certificado de vacinação com detalhes do titular, vacinas administradas, a instituição que realizou a vacinação, data da vacina. O turismo da Suíça sugere a plataforma ConectSUS, onde é possível emitir o certificado de vacinação digital com QR Code. Para aqueles que já foram totalmente imunizados a plataforma também disponibiliza o certificado em espanhol e inglês

- Motivo da sua estadaa na Suíça, quanto tempo você está hospedado e local.

- Prova de chegada à Suíça (por exemplo, passagem aérea, passagem de trem ou reserva de acomodação).

Os documentos necessários devem ser apresentados em alemão, francês, italiano ou inglês.

Após submeter a sua solitação é necessário baixar o aplicativo COVID Certificate gratuitamente na Apple App Store, Google Play Store ou Huawei App Gallery. O certificado COVID também pode ser entregue diretamente ao aplicativo.

Para a aquisição do certificado será cobrado uma taxa para cobrir os custos de emissão do certificado COVID. A taxa custa em média CHF 30.

Os certificados de cidadãos da UE são aceitos e/ou porém ser convertidos em um certificado suíço.

GUIA: INFORMAÇÕES PARA BRASILEIROS COM DESTINO À SUÍÇA

- Após a segunda dose da vacina é permitida a entrada no país no mesmo dia. Os imunizados com a vacina do laboratório Janssen precisam aguardar 22 dias após a data da vacinação para embarcar.

- Necessário que a última dose da vacina (ou dose única) tenha sido nos últimos 12 meses – no caso da Janssen são 12 meses e 22 dias.

- Apresentar teste RT PCR negativo realizado dentro das 72 horas que antecedem a chegada ao país.

- Realizar um segundo teste PCR ou antígeno, entre 4 e 7 dias após a chegada.

- Caso o viajante tenha a intenção de seguir a partir da Suíça para outros países, serão válidas as regras do país de destino.

- Ao entrar na Suíça os contatos dos viajantes serão solicitados para controle de dados.

- Crianças de até 16 anos acompanhada pelos pais são isentas de comprovação de vacinação.

- Passageiros entre 16 e 18 anos não precisam apresentar o certificado de imunização, somente teste PCR negativo válido dentro das 72 horas. Menores de 18 anos não vacinados ainda não estão autorizados a entrar no país desacompanhados.

- Para passageiros em trânsito/ conexão é necessário verificar as regras com a cia aérea.

- Para entrada no país: para a comprovação de vacinados brasileiros, basta apresentar o comprovante de vacinação juntamente com passaporte. Necessário conter as informações: nome, data de nascimento, data da vacina, nome da vacina administrada e nome e endereço do local de vacinação. Qualquer documento válido em território nacional é aceito.

- Para retornar ao Brasil é necessário sempre apresentar o teste PCR negativo emitido em menos de 72 horas ou antígeno em menos de 24 horas.

- Brasileiros completamente imunizados com as vacinas aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos: providenciar um certificado COVID digital, disponível para estrangeiros vacinados com uma vacina aprovada pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

- Brasileiros vacinados com a Coronavac: solicitar o certificado COVID, porém será válido por 30 dias de permanência na Suíça, a partir do trigésimo primeiro dia será necessário testagem para a aquisição do certificado - teste PCR negativo emitido em menos de 72 horas ou antígeno em menos de 48 horas.

O governo suíço desenvolveu uma página com informações dedicadas de acordo com nacionalidade de cada turista: https://travelcheck.admin.ch,

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias