Nathalia Ribeiro   |   11/01/2022 17:23   |   Atualizada em 11/01/2022 17:48

Passeios de barcos seguem operando nas Cataratas do Iguaçu (PR)

As atividades voltaram a funcionar normalmente diante da apresentação do mapeamento da região


Arquivo Cataratas SA
As atividades voltaram a funcionar normalmente diante da apresentação do mapeamento da região
As atividades voltaram a funcionar normalmente diante da apresentação do mapeamento da região
O acidente que vitimou 10 turistas com o desmoronamento de um paredão de pedras em Capitólio (MG), no último sábado (08), alertou a Marinha do Brasil, que manifestou a preocupação e propôs fazer monitoramento em atrativos turísticos semelhantes aos que são realizados em diferentes cidades do Brasil. Em Foz do Iguaçu, o passeio de barco é realizado pelo Grupo Macuco Safari, que diz operar há 36 anos sem nenhum registro de incidente geológico (acidentes com mortes ocorreram com barcos em Foz nos lados brasileiro e argentinos nos anos 1990 e 2000). Por conta dessa segurança, o passeio está operando com normalidade, informa a operadora.

Na manhã de ontem (10), as atividades voltaram a funcionar normalmente diante da apresentação do mapeamento da região e dos dados repassados através de relatórios, demonstrando a segurança e os cuidados contínuos no Parque Nacional do Iguaçu, localizado no oeste do Paraná, na divisa com a Argentina. A empresa concessionária diz que o objetivo é manter os padrões de segurança através dos constantes monitoramentos.

Segundo a empresa, o passeio de barco Macuco Safari é considerado seguro e possui certificados com padrões internacionais como o Certificado de Conformidade, além de seguir todos os sistemas de gestão da segurança e requisitos da "ABNT NBR ISO 21101 - Turismo de Aventura e mais a certificação ISSO 14101 - Gestão ambiental”. A finalidade desta ISO, é estabelecer os requisitos mínimos para um sistema de gestão da segurança (SGS) para prestadores de serviços das atividades de Turismo de aventura.

Em nota oficial enviada para a imprensa na manhã desta terça (11) o Parque Nacional do Iguaçu salientou que representantes do parque se reuniram com a Marinha do Brasil com a finalidade de fornecer informações adicionais sobre os procedimentos de monitoramento e segurança relacionados às atividades de visitação do Parque, mais especificamente o passeio Macuco Safari.

“O Parque Nacional realiza periodicamente monitoramento de encostas. Quando necessário e conforme recomendação dos especialistas a unidade realiza obras de contenção. Nesta segunda-feira, 10 de janeiro, o Parque completou 83 anos de existência, trazendo a seus visitantes experiências inesquecíveis de maneira segura”, destacou a concessionária em comunicado.

Tópicos relacionados