Movida

Victor Fernandes   |   21/02/2022 15:28   |   Atualizada em 21/02/2022 15:32

Reino Unido eliminará restrições de covid-19 para residentes

Boris Johnson confirmou que país abandonará requisitos de auto-isolamento e testes

Flickr/The White House
Boris Johnson confirmou que país abandonará requisitos de auto-isolamento e testes
Boris Johnson confirmou que país abandonará requisitos de auto-isolamento e testes
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, confirmou que o país abandonará as últimas restrições do covid-19 na próxima quinta-feira (24), incluindo o requisito de auto-isolamento após um teste positivo para covid-19.

As mudanças significam que as pessoas que testarem positivo para a doença não serão mais obrigadas legalmente a se isolar, embora o governo aconselhe que elas devem ficar em casa da mesma forma que alguém com gripe deve considerar ficar em casa.

Os contatos não vacinados também não precisarão se auto-isolar. O teste gratuito de covid-19 também será descartado sob a nova orientação, bem como a exigência de que as pessoas vacinadas que entrarem em contato com um caso positivo testem por sete dias.

Além disso, Johnson disse que o rastreamento de contatos chegará ao fim, assim como os pagamentos para aqueles que se auto-isolam. A obrigação legal de as pessoas informarem aos empregadores quando se isolam também terminará a partir de quinta-feira.

No dia 24 de março, o aumento do auxílio-doença estatutário será removido, o que significa que aqueles que testarem positivo só poderão reivindicar a partir do quarto dia que estão de folga do trabalho.

A partir de 1º de abril, os testes gratuitos terminarão e o governo não recomendará mais a certificação de covid-19. No entanto, o aplicativo do NHS ainda mostrará o status de vacinação das pessoas para fins de viagens internacionais.

As regras se aplicam apenas à Inglaterra. Segundo relatos, a Irlanda do Norte também descartou todas as suas restrições, enquanto o País de Gales permanece no “nível de alerta zero” e a Escócia ainda tem algumas regras em vigor.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias