Da Redação   |   10/04/2022 11:17
Atualizada em 11/04/2022 11:28

Turismo de raiz e de luxo são destaques em capacitação da Itália

Veja fotos do segundo dia de capacitação da Enit a bordo do Costa Diadema


PANROTAS / Alexandre Campbell
Ana Cláudia Campos, da Copastur, Ricardo Arruda, da Flot, Ana Luiza Bueno, da Kangaroo Tours, Beatriz Peccin, da Embarkar Viagens e Bárbara Carvalho, da Raidho Viagens
Ana Cláudia Campos, da Copastur, Ricardo Arruda, da Flot, Ana Luiza Bueno, da Kangaroo Tours, Beatriz Peccin, da Embarkar Viagens e Bárbara Carvalho, da Raidho Viagens
COSTA DIADEMA - O segundo dia de trabalho do grupo do Turismo da Itália no Costa Diadema começou com uma recreação. Alguns operadores jogaram vôlei na parte da manhã e, logo após o almoço, a primeira apresentação foi feita pela ítalo-argentina Veronica Morello, da Enit em Buenos Aires, especializada em Turismo de raiz, no qual o turista vai à procura das suas origens na Itália. Pessoas sozinhas, casais e até famílias inteiras buscam conhecer a cidade onde nasceram seus avós e bisavós.

Veronica afirma que essa é uma experiência que reconstrói a memória da família e torna o turista uma pessoa mais completa. A organização dessa viagem deve ser feita com antecedência, é necessário fornecer documentos, fotos e o máximo de informações para que a programação seja perfeita. O roteiro consiste em visitar a cidade de raiz, a casa onde viveu o parente, o cemitério onde estão os ancestrais, o cartório, tentar encontrar algum familiar distante e até mesmo ir a um bar para conversar com as pessoas mais velhas que sabem das histórias do local. O mesmo roteiro pode ser incrementado com festas locais, aulas de culinária e visitas a regiões vizinhas. É um tipo de viagem que promove lugares pouco conhecidos.

O Brasil tem mais de 20 milhões de descendentes italianos. O Turismo de raiz, portanto, é um filão que pode ser muito interessante para operadores brasileiros. Acesse o site www.raizitaliana.it para obter as informações necessárias e adquirir um melhor entendimento sobre o assunto.

GASTRONOMIA
Luca Sandri, da região da Emilia Romana, voltou a falar nesse segundo dia sobre Turismo gastronômico em sua região. Sugeriu visitas aos lugares onde se produz queijos, azeites e vinhos, visita aos mercados tradicionais de comida, aulas de como fazer massas artesanais, visita à cozinha de chefes renomados os vendo em ação, almoço ou jantar em restaurantes de diferentes estilos, desde pequenas tratorias locais aos melhores restaurantes com estrelas Michelin e visita a museus especializados em gastronomia.

Seguem alguns tours propostos por Luca: Parmigiano Reggiano Tour para ver como esses famosos queijos são feitos, Vinagre Balsâmico Tradicional de Modena, Vinícolas da Emila Romana, Presunto de Parma em Modena e o Festival da Cereja, realizado em junho.

RELIGIOSO
A peregrinação pela Via Francigena, um roteiro de caminhada que inicia no Vale d’Aosta, norte da Itália, e termina no Vaticano, foi apresentada pelo escritor e peregrino Antônio Júnior através de videoconferência. A diversidade da Itália nesse percurso chamou muito a sua atenção, e as sensações que ele sentiu foram determinantes para ele se tornar uma pessoa melhor.

Antônio explica que essa peregrinação tem três fases muito distintas. A primeira é a fase da adaptação do corpo, administrar o cansaço e as dores nos pés, a segunda é a mental, onde aparecem os questionamentos de toda uma vida, o que vale ou não à pena manter ou conquistar, e a terceira é a espiritual, na qual se alcança a plenitude.

Existem duas sinalizações desse percurso, uma para caminhantes e outra para ciclistas. E alguns aplicativos também ajudam o peregrino a encontrar lugares para comer e dormir.

PANROTAS / Alexandre Campbell
Maria Camilla Alcorta destaca as opções de viagens e tours de luxo da Carrani Tours na Itália
Maria Camilla Alcorta destaca as opções de viagens e tours de luxo da Carrani Tours na Itália
LUXO

Maria Camilla Alcorta encerrou o segundo dia com uma apresentação sobre Turismo de luxo da Carrani Tours. O conceito de luxo hoje, segundo ela, mudou, não precisa ser ostentação, mas saber como é o cliente e agradá-lo da melhor forma. Maria Camilla apresentou novidades na hotelaria de luxo de Roma e sugeriu, entre outros o Nobu Hotel, W, The Hoxton, De Russie e Regina Baglioni. Ainda na capital italiana, a Carrani oferece serviços de concierge, reservas em restaurantes, shows e visita à Casa Valentino para os que apreciam moda.

São inúmeras as possibilidades de viver experiências de luxo Itália afora. Ópera em Verona, passeios de barco privativo em Portofino, na Liguria, aluguel de catamarã na Sardenha, passeio ao vulcão Etna na Sicilia, hospedagem em castelos e visita a produções de trufas no Piemonte, piquenique em Cinque Terre, viagem de trem pelos alpes, museus Armani e Prada em Milão, visita às cidades de Polignano al Mare, Matera e Alberobello na Puglia, onde também vale a pena experimentar o restaurante Grotta Palazzese, que tem feito muito sucesso entre brasileiros.

(Alexandre Campbell, especial para a PANROTAS)

Veja fotos das atividades logo abaixo:

Tópicos relacionados