Victor Fernandes   |   04/05/2022 14:44

CDC diz que viajantes ainda devem usar máscaras em aviões

Órgão disse que baseou sua recomendação nas condições atuais da covid-19 e na disseminação da doença

Divulgação
O CDC disse que baseou sua recomendação nas condições atuais da covid-19 e na disseminação da doença
O CDC disse que baseou sua recomendação nas condições atuais da covid-19 e na disseminação da doença
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos recomendaram nesta terça-feira (3) que os viajantes continuem a usar máscaras em aviões, trens e aeroportos, apesar da ordem de 18 de abril de uma juíza declarando ilegal a obrigatoriedade da máscara em meios de transporte. O CDC disse que baseou sua recomendação nas condições atuais da covid-19 e na disseminação da doença, bem como no valor de proteção dos equipamentos.

No mês passado, o Departamento de Justiça entrou com um aviso de que vai recorrer da decisão e tem até 31 de maio para fazê-lo. Mas o governo não fez nenhum esforço para buscar uma ação judicial imediata para restabelecer o mandato. A medida deveria expirar na terça-feira, pouco antes da meia-noite, a menos que o CDC buscasse uma extensão de uma diretiva da Administração de Segurança de Transporte.

“O apelo diz respeito se o CDC tem autoridade para (exigir máscaras) nesta pandemia ou em qualquer pandemia, o que é completamente diferente de se um mandato de máscara deve ser aplicado em um determinado dia”, disse o secretário de Transportes Pete Buttigieg, que concordou que o mandato deveria ter expirado quando foi estendido por 15 dias em abril, mas disse que era uma decisão do CDC.

Horas após a decisão de 18 de abril, o governo Biden disse que não aplicaria mais o mandato da máscara, o que levou as companhias aéreas a permitir que os passageiros deixassem de usar o item a bordo. Os viajantes relatam agora que, em alguns voos, 10% ou menos estão usando máscaras.

As informações são da Reuters.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias