MTur e OMT lançam 2ª edição do concurso "Melhoras Vilas Turísticas"

|


Divulgação
Podem participar localidades rurais que abriguem atividades tradicionais e compartilhem valores da comunidade
Podem participar localidades rurais que abriguem atividades tradicionais e compartilhem valores da comunidade
O Ministério do Turismo abriu as inscrições para a segunda edição do concurso mundial “Melhores Vilas Turísticas”. A iniciativa da Organização Mundial do Turismo (OMT) tem o objetivo de identificar povoados que adotem estratégias inovadoras e transformadoras para o Turismo em áreas rurais, alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

No Brasil, o Ministério do Turismo é o responsável por receber as candidaturas e selecionar três representantes do país, que participarão do concurso em nível global. Os interessados devem enviar a documentação necessária até o dia 27 de maio para o e-mail candidaturas@turismo.gov.br, em português e, também, em inglês ou espanhol. Dúvidas sobre a seleção podem ser encaminhadas para o mesmo endereço eletrônico.

As propostas podem ser encaminhadas por entidades públicas ou privadas, associações, pessoas físicas ou jurídicas, que representem as comunidades. Caso a inscrição seja iniciativa do setor privado ou terceiro setor, deve-se indicar no e-mail que a candidatura conta com a anuência da prefeitura ou do órgão oficial de Turismo do município a que a vila se vincule.

Podem participar da Chamada Pública localidades rurais com até 15 mil habitantes, que abriguem atividades tradicionais, como agricultura, silvicultura, pecuária ou pesca e que compartilhem valores e estilo de vida da comunidade. Confira aqui os documentos exigidos.

Assim como na primeira edição, o Ministério do Turismo levará em consideração outros três critérios para classificação dos destinos:
  • Estar posicionado digitalmente e conseguir divulgar seus produtos turísticos;
  • Possuir ações de Turismo de base comunitária ou produção associada a cadeias, como a de alimentos e de artesanato;
  • E dispor de um evento tradicional com visitação turística no calendário oficial.
ROTA DO ENXAIMEL
O roteiro catarinense, situado no bairro Testo Alto de Pomerode, na região do Vale do Itajaí, foi um dos ganhadores da edição de 2021 do concurso mundial de Melhores Vilas Turísticas. A rota é considerada a principal região para a preservação da cultura e tradições germânicas no Brasil. O percurso proporciona experiências relacionadas ao patrimônio imigratório, produtos agrícolas e coloniais, artesanato, trilhas ecológicas e atividades esportivas. Os atrativos de destaque incluem ainda parques, museus e cervejarias.

A rota abriga a maior concentração de casas construídas no estilo enxaimel fora da Alemanha, técnica que consiste na montagem de paredes a partir de vigas de madeira encaixadas e preenchidas com tijolos de argila. São 50 estruturas do tipo espalhadas por um percurso de 16 quilômetros tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA