Da Redação   |   02/06/2022 12:17 Atualizada em 27/02/2023 10:35

O que é Etias? Veja tudo sobre a autorização de viagem à Europa

Texto ajuda a esclarecer todas as dúvidas pertinentes à medida, prevista para valer em maio de 2023

Conforme noticiado pelo Portal PANROTAS no dia 12 de maio, a Comissão Europeia implementará uma autorização de viagem chamada Etias para todos os visitantes que atualmente não precisam de visto para entrar nos países do Espaço Schengen, o que inclui os brasileiros. Com a implementação em andamento, a data provável para que o Etias seja lançado é maio de 2023.

Atualmente, os viajantes do Brasil que visitam o continente têm entrada permitida para estadas de até 90 dias, sem a necessidade de nenhum tipo de visto. O texto abaixo, elaborado com informações de www.etiaseu.com.br, ajuda a esclarecer todas as dúvidas pertinentes a esta nova medida, explicando o objetivo da autorização, a finalidade e como solicitá-la. Confira a seguir.

Divulgação/ European Union
Texto ajuda a esclarecer todas as dúvidas pertinentes à medida, que está prevista para entrar em vigor em maio de 2023
Texto ajuda a esclarecer todas as dúvidas pertinentes à medida, que está prevista para entrar em vigor em maio de 2023
"A partir de 2023 turistas de alguns países precisarão apresentar o Etias para viajar. Isto vale para os brasileiros que, atualmente, possuem livre entrada nos países do Espaço Schengen. Mas você sabe o que é Etias?

De forma resumida, trata-se de uma autorização eletrônica de viagem, que passará a ser obrigatória para todos os turistas brasileiros que desejam permanecer na Europa por um prazo de até 90 dias.
O que é o Etias?
Etias é a sigla para Sistema Eletrônico Europeu para Autorização de Viagem, que é uma nova documentação que será exigida para turistas adentrarem ao Espaço Schengen. Na prática, brasileiros, assim como cidadãos de outros países, terão que emitir o Etias para viajar para a Europa.

O Etias para viajar será necessário para cidadãos de diferentes países, que atualmente não precisam emitir visto. Diferentemente de um visto, o Etias é uma autorização, um documento muito mais fácil e prático de ser obtido.
Esta nova exigência tem o intuito de combater a imigração ilegal e o terrorismo. Neste sentido, o mecanismo torna os países membros muito mais seguros. Além disso, como os turistas terão sua entrada pré-autorizada, haverá maior agilidade nas fronteiras, o que reduz os atrasos.

Quando precisarei do Etias para viajar?

Inicialmente, o Etias para viajar era para ter sido implementado em 2021. No entanto, o processo teve que ser adiado.

Atualmente, a data provável para que o Etias seja lançado é maio de 2023. Assim, quem deseja viajar, principalmente aproveitando promoções de circuitos europeus, precisará se preparar.

É possível que exista um período de adaptação, tanto para os turistas quanto para os órgãos envolvidos, como companhias aéreas. De qualquer forma, se informar sobre o tema desde já é fundamental.


Por que o Etias é importante para os brasileiros?

Assim como outros 59 países, o Brasil possui isenção de visto para permanecer no Espaço Schengen por até 90 dias. Por isso, assim que a nova autorização entrar em vigor, os brasileiros terão de solicitar o Etias para viajar para a Europa.

Tendo o Etias para viajar aprovado, o turista poderá visitar livremente os países do Espaço Schengen. Ou seja, um total de 26 países onde é possível transitar livremente com o Etias.

Considerando que os países têm removido as restrições de viagem, é melhor ir se familiarizando com a autorização se você deseja passar férias no Velho Continente.


Como obter o Etias?

Por não se tratar de um visto, obter o Etias para viagem é muito mais simples. Para solicitá-lo, os viajantes precisarão preencher um formulário totalmente on-line.

Nesse formulário, deve constar informações pessoais como nome, endereço, e-mail, dados do passaporte, escolaridade e emprego. Além disso, é preciso informar se você possui familiares na Europa, o país de entrada e algumas informações pertinentes à viagem.

Após este primeiro formulário, deverá responder a um questionário de segurança e saúde. Em relação ao questionário, funcionará como uma pequena entrevista para conhecer melhor o turista.

Desta forma, o governo e órgãos de fiscalização conseguem obter respostas sobre os antecedentes criminais, viagens para zonas de conflito, participação ou ações ilícitas, condições médicas etc.

Todas as pessoas de uma lista de 59 países, incluindo menores de idade, precisarão emitir o Etias para viajar. Após o envio do formulário será emitida uma taxa que deverá ser paga para continuar o processo e avaliação da candidatura.

O
site que dará acesso ao formulário ainda não está disponível. Mas, a partir de seu lançamento, será anunciado qual endereço deverá ser utilizado para se candidatar ao Etias.

Além disso, ressalta-se que a autorização está vinculada ao passaporte. Então, este documento precisa estar válido, com pelo menos, três meses da data de volta ao país de origem.


Como saber se meu Etias foi aprovado?

O formulário preenchido passará por uma análise checando as informações com a base de dados de segurança da União Europeia e da Interpol.

Caso o pedido seja aprovado, será enviado, para o e-mail de cadastro, uma confirmação junto com o Etias. Para apresentar ao país de destino, poderá imprimi-lo ou utilizar o Etias em formato digital.

No caso de negativa, também será enviado um e-mail. No entanto, haverá uma explicação de porque a solicitação foi negada. Desta forma, o solicitante poderá recorrer caso perceba que houve um equívoco.

Apesar de bastante rápido, é recomendado emitir o Etias com antecedência segura. Em alguns casos, a resposta pode demorar cerca de 60 dias. Então, considere solicitar e ainda ter tempo hábil para recorrer em caso de negativa.


Qual será a taxa e a validade do Etias para viagem?

Para emitir o Etias para viagem será indispensável o pagamento de uma taxa de 7 euros. Porém, para menores de 18 anos e maiores de 70 anos, apesar da obrigatoriedade da autorização, não serão cobradas taxas.

A autorização é válida por 3 anos. Mas, por estar associada ao passaporte, caso este vença antes do prazo, será necessário emitir um novo Etias para viajar.

Então, caso os planos sejam viajar para a Europa no ano que vem, esteja atento e se programe para obter esta nova autorização e viajar tranquilo."


Tópicos relacionados