Guilherme Alcorta   |   30/05/2022 15:31
Atualizada em 31/05/2022 18:07

Quantos voos internacionais o Brasil tem? São Paulo fica com 70% do total

São Paulo concentra 70% dos voos e Nordeste foi região que mais perdeu


Divulgação
GRU Airport tem 70% de share dos assentos internacionais por semana no Brasil
GRU Airport tem 70% de share dos assentos internacionais por semana no Brasil
Se no doméstico, as companhias aéreas nacionais já ultrapassam 100% da malha pré-pandemia, mesmo com algumas aeronaves ainda sem voar, no internacional a situação melhorou em maio, mas ainda há grande defasagem em relação a 2019. E outra grave consequência: há maior concentração de voos em São Paulo (Guarulhos e Viracopos), únicos aeroportos que ganharam share em número de assentos disponíveis este ano.

Segundo levantamento do Portal PANROTAS, que analisou dados disponibilizados pela Anac, em maio, a oferta internacional do Brasil para o Exterior totalizou 806 voos semanais e 194.249 assentos.

Em 2019, no mesmo período, eram 1.166 voos internacionais por semana e 268.998 assentos. Em voos, chegamos a 69% do pré-pandemia, e em assentos a 72,2%.

Vamos ver o resultado por aeroporto:
SÃO PAULO/GUARULHOS tinha 683 voos por semana e 62,31% do share de assentos.
Agora o GRU Airport chega a 69,85% de share de assentos, com 537 voos semanais.

RIO DE JANEIRO: Tinha 197 voos por semana e caiu para 128. O share de assentos caiu para 16,71% para 14,44%.

BRASÍLIA: Tinha 47 voos por semana e caiu para 33. O share de assentos caiu de 3,35% para 3,27%.

PORTO ALEGRE: A capital gaúcha viu seus voos internacionais despencarem pela metade. Eram 43 por semana e agora são apenas 23. O share de assentos, com isso, caiu junto: de 2,49% para 1,86%.

CAMPINAS/VIRACOPOS: Com voos da Azul praticamente, Viracopos tinha 33 voos internacionais semanais em 2019. Agora perdeu 10 e está com 23. O share de assentos subiu de 3,09% para 3,81%.

FORTALEZA: A capital cearense foi de 27 voos internacionais semanais para apenas 9. O share, que já foi de 2,37%, está em 1,35%.

BELO HORIZONTE: De 26 voos por semana para apenas 11. Share de assentos internacionais despencou de 1,9% para 1,24%.

RECIFE: Com apenas 7 voos semanais e 1,07% de assentos, a capital de Pernambuco está longe dos 25 voos internacionais em 2019, com share de 2,19%.

SALVADOR: O baque de Salvador também foi grande. Caiu de 22 voos semanais para apenas 7. O share, que era de 1,87%, não chega a 1% (0,94%).

MANAUS: De 14 para apenas 4 voos semanais, com share de 0,33% (era 0,66%).

Divulgação
Aeroporto de Salvador perdeu 15 voos semanais internacionais em relação a 2019
Aeroporto de Salvador perdeu 15 voos semanais internacionais em relação a 2019
POR REGIÃO

Na avaliação por região, apenas a Ásia ganhou assentos em relação a 2019, apesar da menos quantidade de voos. Confira abaixo:

ÁSIA: 9.373 assentos (contra 8.948 em 2019) e 21 voos semanais (contra 25 no pré-pandemia).

Divulgação
Qatar Airways foi uma das empresas que aumentou o número de voos para a Ásia em relação ao pré-pandemia
Qatar Airways foi uma das empresas que aumentou o número de voos para a Ásia em relação ao pré-pandemia
ÁFRICA
: Tinha 33 voos e agora apenas 6. O número de assentos caiu de 8.292 para apenas 1.689.

AMÉRICA DO SUL/CENTRAL: De 111.540 assentos para 72.267. O número de voos internacionais semanais atualmente está em 400, contra 616 de antes da pandemia.

EUROPA: Tinha 84.897 assentos por semana e agora 68.058. O número de voos caiu de 273 para 222.

AMÉRICA DO NORTE: O número de voos caiu de 221 para 157 e o de assentos de 55.907 para 42.862.

Essa falta de assentos generalizada e a concentração no GRU Airport com certeza ajudam no aumento de tarifas. Há perspectivas de mais voos e mais assentos no decorrer do ano, mas ainda com maior concentração em São Paulo. Exceção honrosa para a Gol, que adicionará voos do Nordeste e de Manaus para Buenos Aires e a Flórida (Orlando e Miami).

Divulgação
737 MAX da Gol
737 MAX da Gol
Confira abaixo a previsão de novos voos internacionais ainda este ano (os números representam adição de frequências às já existentes hoje):

AIR CANADA
BUENOS AIRES-SÃO PAULO: 4 VEZES POR SEMANA, EM SETEMBRO
MONTREAL-SÃO PAULO: 4 VEZES POR SEMANA, EM SETEMBRO

AZUL
ORLANDO-SÃO PAULO/VCP: 7 VEZES POR SEMANA, EM SETEMBRO

COPA AIRLINES

PANAMÁ-SÃO PAULO: 3 VEZES POR SEMANA, EM AGOSTO

DELTA AIR LINES
NOVA YORK-SÃO PAULO: 7 VEZES POR SEMANA, EM AGOSTO

EMIRATES
BUENOS AIRES-RIO DE JANEIRO: 4 VEZES POR SEMANA, EM NOVEMBRO
DUBAI-RIO DE JANEIRO: 4 VEZES POR SEMANA, EM NOVEMBRO

FLYBONDI
BUENOS AIRES-FLORIANÓPOLIS: 3 VEZES POR SEMANA, EM OUTUBRO
BUENOS AIRES-FLORIANÓPOLIS: 4 VEZES POR SEMANA, EM DEZEMBRO
BUENOS AIRES-RIO DE JANEIRO: 7 VEZES POR SEMANA, EM OUTUBRO


Divulgação
Aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires
Aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires
GOL LINHAS AÉREAS
BUENOS AIRES-FORTALEZA: 1 VEZ POR SEMANA, EM DEZEMBRO
BUENOS AIRES-JOÃO PESSOA: 1 VEZ POR SEMANA, EM DEZEMBRO
BUENOS AIRES-NATAL: 1 VEZ POR SEMANA, EM DEZEMBRO
BUENOS AIRES-RECIFE: 1 VEZ POR SEMANA, EM DEZEMBRO
BUENOS AIRES-RIO DE JANEIRO: 7 VEZES POR SEMANA, EM OUTUBRO
BUENOS AIRES-SALVADOR: 1 VEZ POR SEMANA, EM DEZEMBRO
BUENOS AIRES-SÃO PAULO: 7 VEZES POR SEMANA, EM SETEMBRO
BUENOS AIRES-BRASÍLIA: 7 VEZES POR SEMANA, EM SETEMBRO
BUENOS AIRES-SÃO PAULO: 7 VEZES POR SEMANA, EM OUTUBRO
CÓRDOBA-RIO DE JANEIRO: 3 VEZES POR SEMANA, EM NOVEMBRO
LIMA-SÃO PAULO: 7 VEZES POR SEMANA, EM OUTUBRO
MIAMI-FORTALEZA: 3 VEZES POR SEMANA, EM NOVEMBRO
MONTEVIDÉU-RECIFE: 1 VEZ POR SEMANA, EM DEZEMBRO
MONTEVIDÉU-SÃO PAULO: 7 VEZES POR SEMANA, EM OUTUBRO
ORLANDO-MANAUS: 1 VEZ POR SEMANA, EM NOVEMBRO
PARAMARIBO-BELÉM: 2 VEZES POR SEMANA, EM SETEMBRO
PUNTA CANA-SÃO PAULO: 1 VEZ POR SEMANA, EM SETEMBRO
ROSÁRIO-RIO DE JANEIRO: 4 VEZES POR SEMANA, EM OUTUBRO
SANTIAGO-RECIFE: 1 VEZ POR SEMANA, EM DEZEMBRO
SANTIAGO-SÃO PAULO: 7 VEZES POR SEMANA, EM OUTUBRO

JETS
MART
SANTIAGO-FOZ DO IGUAÇU: 2 VEZES POR SEMANA, EM NOVEMBRO

PANROTAS / Emerson Souza
GRU Airport
GRU Airport
LATAM

BOSTON-SÃO PAULO: 3 VEZES POR SEMANA, EM OUTUBRO
BUENOS AIRES (APE)-SÃO PAULO: 3 VEZES POR SEMANA, EM OUTUBRO
BUENOS AIRES (APE)-SÃO PAULO: 3 VEZES POR SEMANA, EM NOVEMBRO
BUENOS AIRES (EZE)-SÃO PAULO: 7 VEZES POR SEMANA, EM OUTUBRO
CÓRDOBA-SÃO PAULO: 1 VEZ POR SEMANA, EM NOVEMBRO
FALKLANDS-SÃO PAULO: 1 VEZ POR SEMANA, EM NOVEMBRO
LIMA-FOZ DO IGUAÇU: 3 VEZES POR SEMANA, EM OUTUBRO
ORLANDO-SÃO PAULO: 3 VEZES POR SEMANA, EM SETEMBRO
SANTIAGO-FLORIANÓPOLIS: 3 VEZES POR SEMANA, EM OUTUBRO
SANTIAGO-RIO DE JANEIRO: 7 VEZES POR SEMANA, EM SETEMBRO
SANTIAGO-SÃO PAULO: 6 VEZES POR SEMANA, EM SETEMBRO

LUFTHANSA
FRANKFURT-RIO DE JANEIRO: 7 VEZES POR SEMANA, EM OUTUBRO
MUNIQUE-SÃO PAULO: 7 VEZES POR SEMANA, EM OUTUBRO

FONTE: Previsão passada à Anac pelas empresas aéreas. Quadro sujeito a alterações

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Guilherme Alcorta

Guilherme Alcorta tem 49 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS