Da Redação   |   14/06/2022 16:39

WTTC no Caribe: Porto Rico bate recorde de visitantes em 2021

A entidade ressaltou que as perspectivas para o Turismo na região, no momento, são positivas

Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS

Divulgação
Porto de San Juan
Porto de San Juan
SAN JUAN (PORTO RICO) – A Cúpula de Sustentabilidade e Investimento do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), nesta terça-feira (14), começou reforçando o compromisso do fórum em preservar o planeta e a biodiversidade, colaborando para reduzir a crise do clima, e em criar uma sociedade mais justa. O evento reúne especialistas em sustentabilidade, empresários e representantes do poder público do Caribe e de outros países, como Estados Unidos e Argentina, para abordar temas como a necessidade de ação imediata contra a emergência climática e os esforços que estão sendo feitos. Na abertura, a presidente e CEO do WTTC, Julia Simpson, disse que os investimentos em infraestrutura devem priorizar a sustentabilidade, e fez um chamado para que os governos caribenhos trabalhem em conjunto impulsionando políticas públicas que permitam o desenvolvimento sustentável.

“A cúpula do WTTC é uma plataforma estratégica para alavancar os investimentos no setor de viagens e Turismo sustentável. Os governos da região precisam se unir e colaborar com o setor privado. Esta é a chave para um crescimento a longo prazo”, afirmou Julia.

Divulgação/World Travel & Tourism Council
Julia Simpson, do WTTC
Julia Simpson, do WTTC
O WTTC ressaltou que as perspectivas para o Turismo na região, no momento, são positivas. Segundo o Informe Econômico para a Região do Caribe e Porto Rico, a previsão de crescimento para os próximos dez anos pode gerar mais de um milhão de novos empregos. No caso de Porto Rico, a ilha recebeu em 2021 o número recorde de 9,7 milhões de visitantes e teve uma média de ocupação hoteleira superior a 65%. Atualmente, o setor de viagens e Turismo representa 7% do PIB da ilha, com mais de 80 mil empregos.

O diretor do Turismo de Porto Rico, Carlos Mercado Santiago, destacou que uma das metas da cúpula é discutir estratégias e soluções mais sustentáveis para as próximas gerações. “Com esta parceria com o WTTC, estamos orgulhosos de liderar um movimento para aumentar a consciência nos setores público e privado, assim como na população, para a importância de estabelecer e implementar políticas de sustentabilidade no mercado.”

Na abertura do evento, o governador de Porto Rico, Pedro Pierluisi, aproveitou para defender sua administração. “Estamos em um boom de construções, com todos os indicadores econômicos em alta, apesar do preço dos combustíveis. A ilha está se tornando um exemplo de recuperação do setor de viagens e Turismo. O mercado de luxo cresceu, com novas opções de luxo em toda a ilha. Temos atividades para a família e somos uma ilha LGBTQIA+ friendly."

Divulgação/World Travel & Tourism Council
Carlos Mercado Santiago, diretor do Turismo de Porto Rico
Carlos Mercado Santiago, diretor do Turismo de Porto Rico
Nas primeiras horas em Porto Rico, a PANROTAS observou que o Aeroporto Internacional de San Juan oferece testes gratuitos de covid-19 a quem chega em voos domésticos dos Estados Unidos. A área turística de Viejo San Juan, com belas construções de arquitetura colonial espanhola que abrigam restaurantes de cozinha caribenha e lojas diversas, estava repleta de visitantes em uma segunda-feira à noite. Mais cedo, navios de grandes companhias marítimas como MSC e Royal Caribbean se destacavam na paisagem do porto.


A PANROTAS é media partner do WTTC e viaja com seguro GTA, incluindo proteção contra covid-19

Tópicos relacionados