Movida

Karina Cedeño   |   12/08/2022 17:50

Plano de Segurança Turística tem início em Copacabana (RJ)

polícias Civil e Militar vão atuar em operações na praia, calçadão e toda a extensão da Avenida Atlântica


Divulgação
O plano começou a ser implementado em pontos de salvamento, com início na área dos postos 5 e 6
O plano começou a ser implementado em pontos de salvamento, com início na área dos postos 5 e 6
Com o objetivo de reduzir o número de crimes em Copacabana, na Zona Sul do Rio de janeiro, o Plano Operacional Integrado do Conselho Estadual de Segurança Turística teve início nesta quinta-feira (11) no destino. Organizado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) em parceria com a Prefeitura do Rio, a operação, que tem supervisão das polícias Civil e Militar, tem a finalidade de melhorar a experiência dos visitantes na praia, calçadão e em toda a extensão da Avenida Atlântica.

"Esse plano é um esforço conjunto de diversas secretarias e órgãos do Governo do Estado do Rio, prefeitura e entidades privadas. A integração, que passa por construção de projetos, diálogos e troca de informações, vai dar um maior apoio à experiência turística na região", afirma o secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Sávio Neves.

A supervisão do plano será feita por unidades de segurança especializadas em Turismo do Estado, como a Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat), da Polícia Civil, e o Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur), da Polícia Militar. Também integram a iniciativa agentes do Programa Copacabana Presente, que é vinculado à Secretaria de Estado de Governo, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Orla Rio (responsável pelos quiosques da praia) e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ), entre outros.

"O início da operação nasce da necessidade de aprimorar processos de atuação articulada envolvendo as instituições que participam ou apoiam a segurança turística", destaca o comandante do BPTur, tenente-coronel Robson Cardeal. O BPTur será responsável pelo direcionamento do policiamento ostensivo, organização de rondas e operações integradas, além do monitoramento feito por drones. À Deat caberá concentrar e organizar todos os cadastros realizados na operação, além de monitorar as prisões e o acompanhamento junto às audiências de custódia.

"Copacabana é a praia que mais atrai turistas no Brasil. O plano servirá de norte para possíveis expansões e também de parâmetro de avaliação do nosso trabalho", afirma a delegada titular da Deat, Patrícia Alemany.


Processos de implantação do Programa de Segurança

O plano começou a ser implementado em pontos de salvamento, com início na área dos postos 5 e 6. Neste primeiro momento, é feito o cadastramento das barracas de praia, quiosques, hotéis e restaurantes do perímetro, construindo uma rede de segurança na região. Os bombeiros irão atuar regularmente e apoiar as forças de segurança. Durante a operação, além dos drones, também serão usadas câmeras e tendas na praia.

O cronograma de implantação do programa avança para os postos 3 e 4 em 18 de agosto e chega ao 1 e 2 em 24 de agosto. Por fim, serão realizadas reuniões para avaliação de resultados em planejamento durante todo este mês.

Também estão envolvidos no plano: secretarias municipais do Rio de Turismo, de Ordem Pública e de Assistência Social; Fecomércio; Sindrio, Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav-RJ); Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Abrajet-RJ); Apresenta Rio; Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC); e HotéisRio.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias