Rodrigo Vieira   |   10/08/2022 16:01   |   Atualizada em 11/08/2022 17:50

Jo&Joe do Rio de Janeiro tem história contada em livro; fotos do lançamento

Veja fotos do lançamento do novo hotel lifestyle da Accor, que fica no Largo do Boticário


PANROTAS / Marluce Balbino
Thomas Dubaere, CEO da Accor na América do Sul, mostra o livro Largo do Boticário - História e Requalificação, que mostra o processo de renovação do Largo
Thomas Dubaere, CEO da Accor na América do Sul, mostra o livro Largo do Boticário - História e Requalificação, que mostra o processo de renovação do Largo
O hotel lifestyle Jo&Joe Largo do Boticário, da Accor, nem bem fez sua estreia no Rio de Janeiro e já virou livro. A publicação Largo do Boticário - História e Requalificação foi lançada hoje, no próprio espaço do hotel, pelo CEO da Accor na América do Sul, Thomas Dubaere, pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e outras personalidades e autoridades (veja mais fotos no fim da notícia).

Há motivo para tanto. A rede hoteleira francesa investiu R$ 70 milhões no projeto, em trâmites complicados envolvendo tombamento desta que é uma propriedade listada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH). "A Accor está de parabéns por ter vencido essa maratona de lidar com Inepac e IRPH ao mesmo tempo", brincou Eduardo Paes.

PANROTAS / Marluce Balbino
Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro
Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro
"Mas o mais importante é ressaltar o quanto a rede acredita e aposta no Rio de Janeiro, com propriedades que vão do alto luxo ao econômico, do corporativo ao lifestyle. A decisão de abrir esse Jo&Joe é difícil, corajosa, e a Accor bancou o investimento de devolver a vida a um lugar tão icônico", continuou o prefeito.

Thomas Dubaere concorda e acrescenta que o Rio de Janeiro sempre foi uma prioridade para a Accor e essa abertura é mais uma prova desta relação. "Nosso intuito é de sempre fomentar o Turismo local. Este Jo&Joe é um empreendimento icônico, em uma localização histórica. É um importante marco ara nós e um orgulho participar desta inauguração e do lançamento deste livro", afirmou aos cerca de 80 convidados.

"Tínhamos luxo e corporativo no Rio de Janeiro, faltava lifestyle, e essa propriedade vem preencher essa lacuna. Agora temos todas as categorias. São 32 hotéis no destino, mas temos espaço para falar em 40 em um futuro próximo. É importante ressaltar a complementariedade entre eles. O mesmo cliente que gosta do Fairmont Copacabana também terá motivos para se hospedar e gostar do Jo&Joe, por exemplo. São experiências diferentes, para cada momento", pondera Dubaere.

Segundo ele, a Accor é uma rede de hospitalidade por essência, mas tem seus esforços concentrados em investir na história, recuperar prédios, dar vida a fatos históricos e sobretudo empregar a comunidade local com seus empreendimentos. "O Jo&Joe sintetiza tudo isso, e seu resultado é um espaço onde queremos ter um hub social, com hóspedes e com os próprios cariocas que querem aproveitar e ficar o dia todo aqui. É um empreendimento no qual queremos ter um faturamento com Alimentação & Bebida acima da média dos hotéis corporativos", salienta o CEO.

A unidade possui o conceito “Open House”, buscando combinar o melhor dos formatos de hospedagem em hostels e hotéis tradicionais.

O LIVRO

Com 140 páginas, o Largo do Boticário - História e Requalificação é um projeto da Accor em parceria com a Editora PVDI, e mostra o processo de renovação do Largo, que teve supervisão do Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (Inepac), mantendo suas principais características originais. Os registros fotográficos foram realizados por Zeca Guimarães.

Comprado em 2018 pela Accor, o Largo do Boticário ganhou a renovação de seis casas, respeitando suas principais características originais, assim como a floresta nativa ao redor. O livro mostra todo esse processo e mostra também como o escritório paulistano MM18 trabalhou em cima do projeto arquitetônico.

PANROTAS / Marluce Balbino
Laura Di Blasi, presidente do IRPH
Laura Di Blasi, presidente do IRPH

A presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), Laura Di Blasi, agradece a Accor por ter abraçado o desafio. "Eles nos escutaram, respeitaram e seguiram todas as orientações do patrimônio cultural, que tem tombamento municipal e estadual. Não é fácil fazer o que a Accor fez."


PANROTAS / Marluce Balbino
A diretora geral do INEPAC, Ana Cristina Carvalho
A diretora geral do INEPAC, Ana Cristina Carvalho
A diretora geral do INEPAC, Ana Cristina Carvalho, também comemorou a novidade e ressaltou que "um bem tombado deve ser auto sustentado, e é justamente isso que o Jo&Joe poderá fazer com o Largo do Boticário. O empreendimento tem tudo para garantir a viabilidade econômica necessária ao patrimônio". Para ela, essa reestruturação é um presente para a cultura do Rio de Janeiro e para todos os cariocas. "Essa parceria foi um exemplo de trabalho real entre público e privado, foi uma conquista para todos nós."

O HOTEL
O Jo&Joe Rio de Janeiro ocupa uma área de 4.157 metros quadrados e conta com 320 camas em 80 quartos e apartamentos, que acomodam até 8 pessoas (oferecendo também opções privativas e coberturas).

Em geral, todo o layout interno engloba a conexão entre as casas e suas diferentes utilidades. Na parte gastronômica há um restaurante principal e o PUB Big Ben JOE, ambos abertos ao público. Já na área exclusiva para hóspedes tem o Detox (com sucos e produtos naturais) e o On Fire (de sanduíches e pizzas) – abertos sob demanda. O complexo ainda possui três piscinas, uma quadra de basquete e espaço de coworking.

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