Victor Fernandes   |   23/09/2022 15:10   |   Atualizada em 23/09/2022 15:20

Pernambuco aproveita Abav Expo 2022 com grande participação

Pernambuco aposta na tecnologia, cultura e informação para conquistar participantes da Abav Expo 2022

PANROTAS / Emerson Souza
Milu Megale, secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco
Milu Megale, secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco
Com recursos tecnológicos e espaços celebrando os atrativos e cultura do Estado, Pernambuco recebeu os participantes da Abav Expo 2022 em um estande de 200 metros quadrados logo na entrada principal do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O evento está chegando ao fim e, para a secretária de Turismo do Estado, Milu Megale, o saldo foi mais do que positivo.

“A Abav Expo é o grande acontecimento do Turismo nacional e este ano vem ainda com mais força, após o período tão difícil vivido pela indústria, na pandemia. Sem dúvida, poder sediar a Abav, após duas décadas da última feira no Estado, é um feito importantíssimo, que coroa esses quatro anos de gestão, em que o Turismo se consolidou, mesmo com todas as adversidades. Nosso programa de interiorização, o Bora Pernambucar, conseguiu colocar o interior do Estado na vitrine das agências de viagens, e foi responsável por manter o Turismo do Estado rodando quando o nacional e o internacional saíram de cena. Estamos felizes demais com a Abav aqui”, celebrou Milu Megale.

Pernambuco montou um megaestande no pavilhão do Cecon: são 200 metros quadrados destinados a recepcionar os visitantes e também abrigar o trade local e municípios para que eles possam vender os seus serviços e destinos. Decorado com os ícones criados pela artista gráfica Joana Lira, ele foi concebido pela arquiteta Ana Maria Pedroza, responsável pelos espaços da Fenearte. Bancadas para exposição de material de divulgação, lounge e sala de reunião compõem o espaço.

Passaporte Pernambuco em tamanho gigante, com tela em LED, é uma das novidades tecnológicas presentes no estande. Ele permite que o usuário “folheie” o passaporte, navegando por páginas recheadas de informações sobre os destinos do Estado. Outro destaque é a mesa para os encontros de negócios. No formato do mapa de Pernambuco, ela recebe projeções curtas no início dos encontros com informações sobre destinos.

Mas o destaque do espaço está no alto do estande. Por meio do recurso de ilusão anamórfica, caboclos de lança, passistas e outros personagens e ícones da cultura pernambucana “saem” de telas em LED disponibilizadas na parte de cima do estande. “Trouxemos um equipamento de ponta. Podemos dizer que este é o estande mais tecnológico que montamos para divulgar o Estado”, destacou a diretora de Marketing da Empetur, Yane Claudino.

PANROTAS / Emerson Souza
Mega estande de Pernambuco está na entrada do evento
Mega estande de Pernambuco está na entrada do evento

A gastronomia pernambucana, um dos principais trunfos para atrair visitantes, também está presente no espaço. Nos três dias da feira, haverá happy hour com comidinhas preparadas pelos chefs Biba Fernandes (dos restaurantes Chiwake e Chicama), Carmen Virgínia (do restaurante Altar e apresentadora do GNT) e Giovanna Nacarato (ex-Mestre do Sabor, da Globo). O chef Joca Pontes (Villa e Ponte Nova) assina a consultoria da ação.

A presença de Pernambuco não se resume ao estande gigante. Utilizando o conceito de foto oportunity, serão disponibilizados, em pontos distintos da feira, quatro cenários para que o participante da Abav Expo possa fazer fotos, utilizando objetos que remetem às experiências vividas no Estado. Em todos os telões oficiais do evento, também serão projetados filmes de divulgação dos principais destinos pernambucanos.

PRIMEIRO IMPACTO DA ABAV EM PERNAMBUCO

A Secretaria de Turismo de Pernambuco e a Empetur realizaram pesquisas para identificar o impacto do evento para o Estado. A primeira foi divulgada na quarta-feira (21) e revelou que a média de ocupação do Estado na semana do evento chegou a 90%, considerando Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. De acordo com o estudo, Olinda e Recife empatam no índice com 92% dos leitos ocupados. Em ambas cidades, a permanência média é de três dias.

Além de estudo sobre a hotelaria, os órgãos entrevistaram cerca de 600 participantes da Abav Expo 2022 para avaliar o sentimento em relação a realização do evento em Pernambuco. Confira abaixo alguns dos dados coletados.

  • 87% dos participantes têm a Abav Expo 2022 como o motivo principal da visita a Pernambuco;
  • 53% escolheram participar da Abav Expo 2022 por ser realizada em Pernambuco;
  • 71% dos participantes ficaram hospedados em Recife;
  • 97% querem voltar para o destino em outra oportunidade;
  • 73% dos participantes viajaram para Pernambuco via agência de viagens;
  • 57% chegaram ao Estado de avião;
  • 48% prolongaram a estada em Pernambuco para aproveitar o destino.

Confira abaixo mais fotos do estande de Pernambuco na Abav Expo 2022.

Tópicos relacionados