Victor Fernandes   |   03/10/2022 11:08

Flórida luta para se recuperar do furacão Ian

Estradas inundadas e pontes degradadas para ilhas-barreira deixaram muitas pessoas isoladas

Divulgação/NOAA
Furacão Ian causou a morte de 47 pessoas na Flórida, além da inundação de estradas e pontes destruídas
Furacão Ian causou a morte de 47 pessoas na Flórida, além da inundação de estradas e pontes destruídas
A Flórida, com 47 mortos, foi a mais atingida pelo furacão Ian, um dos mais fortes a atingir a costa dos Estados Unidos. Estradas inundadas e pontes degradadas para ilhas-barreira deixaram muitas pessoas isoladas em meio ao serviço limitado de telefonia celular e à falta de comodidades básicas, como água, eletricidade e internet.

O número de mortos na Flórida subiu acentuadamente após equipes de resgate evacuarem sobreviventes em uma grande ilha barreira isolada pelo furacão de categoria 4, já que centenas de milhares de pessoas ainda estavam sufocando sem energia dias depois que a tempestade atingiu a costa sudoeste do Estado até as Carolinas.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, disse no sábado (1) que o empresário Elon Musk estava fornecendo cerca de 120 satélites Starlink para “ajudar a resolver alguns dos problemas de comunicação". Enquanto isso, as concessionárias da Flórida estavam trabalhando para restaurar a energia. Na manhã de domingo (2), quase 850 mil residências e empresas ainda estavam sem eletricidade, abaixo do pico de 2,67 milhões.

Mais de 1 mil pessoas foram resgatadas de áreas inundadas ao longo da costa sudoeste da Flórida, disse Daniel Hokanson, general de quatro estrelas e chefe da Guarda Nacional, à Associated Press enquanto estava no ar para a Flórida.

Deanne Criswell, administradora da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências, disse que o governo federal tem se concentrado em obter recursos para vítimas carentes na Flórida. Criswell disse que o governo federal começou a posicionar a “maior quantidade de recursos de busca e resgate que eu acho que já colocamos antes” – busca e resgate da FEMA, Guarda Costeira, pessoal dos departamentos de Interior e Defesa – para complementar recursos do Estado da Flórida.

A ponte para Pine Island, a maior ilha barreira da costa do Golfo da Flórida, foi destruída pela tempestade, deixando-a acessível apenas por barco ou ar. O grupo de voluntários Medic Corps, que responde a desastres naturais em todo o mundo com pilotos, paramédicos e médicos, foi de porta em porta perguntando aos moradores se eles queriam ser evacuados.

Alguns voaram de helicóptero e as pessoas descreveram o horror de ficarem presas em suas casas enquanto a água continuava subindo. A inundação do rio representou um grande desafio às vezes para os esforços de resgate e entrega de suprimentos. O rio Myakka inundou um trecho da Interestadual 75, forçando o fechamento da rodovia por um tempo antes que as autoridades dissessem no sábado que poderia ser reaberto.

Embora os rios inchados tenham atingido a crista ou estejam perto da crista, os níveis não devem cair significativamente por dias, disse o meteorologista do Serviço Nacional de Meteorologia Tyler Fleming.

Com informações do portal Travel Industry Today.

Tópicos relacionados