Victor Fernandes   |   31/01/2023 08:48

Aruba bate recorde e tem taxa de recuperação de 98% em 2022

Com incremento de quase 85%, Brasil é o terceiro principal mercado sul-americano para o destino

Divulgação
Com incremento de quase 85%, Brasil é o terceiro principal mercado sulamericano para o destino
Com incremento de quase 85%, Brasil é o terceiro principal mercado sulamericano para o destino
Com uma taxa de recuperação global de 98% no final de 2022, em relação a 2019, Aruba superou os objetivos estabelecidos rumo ao crescimento constante e progressivo de visitantes.

Dessa forma, o Turismo na ilha caribenha continua crescendo devido aos esforços para recuperar a principal indústria do país, que representa 95% do Produto Interno Bruto (PIB). Aruba recebeu durante 2022 mais de 1.100.000 turistas com um aumento de 17% em seus gastos, seja em atividades, restaurantes, compras e outros, conforme relatado pela Autoridade de Turismo de Aruba (A.T.A.) em seu último relatório anual de 2022.

AMÉRICA LATINA

Em 2022, a abertura de novas rotas aéreas na Colômbia e mais frequências de voos foram realizadas nos principais hubs da região para Aruba. Adicionalmente, foram implementadas estratégias de marketing e vendas junto aos principais aliados do Turismo na América do Sul com foco em campanhas para diferentes públicos.

Todos esses esforços foram refletidos. É assim que Aruba fechou 2022 com uma taxa de recuperação de 89% em relação a 2019 e com uma participação de mercado de 8% de todos os turistas latinos que visitaram a ilha.

A "Ilha Feliz" recebeu mais de 81 mil visitantes da América Latina, sendo a Colômbia o principal mercado com mais de 33 mil turistas, seguida da Argentina com aproximadamente 12,6 mil e em terceiro lugar está o mercado brasileiro, com quase 9,6 mil viajantes.

A Colômbia teve um aumento em 2022 de 3% em relação a 2019 e a recuperação dos mercados da Argentina e do Brasil ficou em torno de 81% e 85%.

Chile e Peru também fazem parte dos mercados importantes para Aruba, no entanto, a taxa de recuperação, em relação a 2019, de ambos os mercados está crescendo gradualmente com 66% e 63%, respectivamente.

Para Jordan Schlipken, diretor da Aruba Tourism Authority (A.T.A.) para a América Latina, "2022 foi um ano de grandes resultados em termos de recuperação do Turismo para Aruba, da ATA trabalhamos continuamente para alcançar novas rotas e voos que nos permitam conectar com os diferentes países da América Latina com o nosso destino. A meta para 2023 é crescer entre 3% e 24% em relação a 2019, sendo Colômbia, Argentina, Brasil e Chile os mercados foco”.

Apesar de ser um Turismo já consolidado, Schlipken destaca que na América Latina há um grande interesse em conhecer Aruba. Por isso, comenta: “Convido a todos a realizarem o sonho de nos visitar e passar umas férias diferentes, como diz nossa nova campanha e que remete àquela lista de coisas para fazer na vida: Realizá-la em Aruba”.

Tópicos relacionados