Victor Fernandes   |   05/04/2023 13:45

Uruguai fomenta Turismo na fronteira brasileira com aeroporto binacional

Principal exemplo é Rivera (Uruguai) e Sant Ana do Livramento (Brasil), que já compartilham turistas

PANROTAS / Filip Calixto
Roque Baudean, diretor de Turismo do Uruguai, na WTM Latin America 2023
Roque Baudean, diretor de Turismo do Uruguai, na WTM Latin America 2023
O aeroporto de Rivera, no Uruguai, vai ser transformado em um aeroporto binacional, de acordo com o diretor de Turismo do Uruguai, Roque Baudean. "O Uruguai está trabalhando para fortalecer os destinos binacionais na fronteira com o Brasil em parceria com o MTur. O principal exemplo é Rivera (Uruguai) e Sant'Ana do Livramento (Brasil), que já compartilham eventos e turistas."

"O aeroporto binacional de Rivera é uma grande oportunidade para as cidades do Rio Grande do Sul e as cidades ao norte do Uruguai. Tanto as companhias aéreas brasileiras quanto as uruguaias estarão operando em um aeroporto doméstico. O objetivo é aumentar a conectividade e oferta aérea. Já existem companhias aéreas interessadas no tema e essa oferta aérea será importante para o desenvolvimento turístico da região", afirmou Baudean.

O Turismo binacional com o Brasil é um grande foco do Ministério de Turismo uruguaio para 2023. O diretor citou a Fórmula Truck como um bom exemplo da importância do tema. O campeonato brasileiro de automobilismo de caminhões tem etapa realizada no Autódromo Eduardo Cabrera, em Rivera. "A Fórmula Truck atrai cerca de 40 mil turistas para Rivera e Sant'Ana do Livramento. Quando se fazem eventos, não se lota uma só cidade, lotam a duas. Os turistas ficam hospedados em hotéis de ambas as cidades. Então, é muito importante trabalhar eles como destinos binacionais na esfera pública", explicou.

MALHA AÉREA

Além do aeroporto binacional, Baudean destacou esforços conjuntos com o MTur para retomar a conectividade aérea entre o Uruguai e o Brasil. "No ano passado, conquistamos rotas de Salvador, Recife, Florianópolis, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro para Montevidéu, no Uruguai. Isso é fundamental devido à extensão territorial do Brasil. Queremos aumentar a visitação de brasileiros após o número de turistas provenientes do país vizinho dobrar nesta última temporada de verão (dezembro a fevereiro) comparado aos números de 2019", concluiu.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS