Victor Fernandes   |   13/07/2023 16:50
Atualizada em 13/07/2023 18:20

Comissão Europeia pede que países gerenciem e dispersem turistas no verão

Estratégias turísticas devem abranger a dispersão para apoiar os destinos a lidar com a superlotação


Destinos europeus devem sofrer com excesso de turistas durante o verão
Destinos europeus devem sofrer com excesso de turistas durante o verão

A recuperação do Turismo na Europa atingiu cerca de 95% dos níveis pré-pandêmicos de chegadas de turistas internacionais, apesar da incerteza econômica, de acordo com novos dados. Um quarto dos destinos reportados à Comissão Europeia de Turismo (ETC) ultrapassou os números de chegadas de estrangeiros de 2019.

O ímpeto demonstra que os gastos com viagens ainda estão sendo priorizados em relação a outras despesas, apesar da inflação e o aumento dos custos de viagens. No entanto, o ETC admite que muitos consumidores tomarão suas decisões de viagem neste verão (do Hemisfério Norte) com o custo em mente, já que as condições econômicas mais fracas pressionam os orçamentos dos viajantes. Mas esse cuidados dos viajantes com os custos não deve atrapalhar a recuperação geral.

Comentando o relatório de tendências e perspectivas para o segundo trimestre do ano, o presidente da ETC, Miguel Sanz, afirmou: "É encorajador ver a recuperação positiva das chegadas de turistas internacionais no primeiro semestre de 2023. Com isto em mente, os destinos europeus devem estar preparados para gerir eficazmente o aumento da procura e o regresso dos viajantes".

“As estratégias turísticas devem abranger a dispersão de viagens para apoiar os destinos a lidar com a superlotação, ao mesmo tempo em que espalham os benefícios do Turismo para áreas menos visitadas. O Turismo pode e deve ser alavancado como uma força social, econômica e sustentável para o bem”.

Miguel Sanz, presidente da Comissão Europeia de Viagens

A sensibilidade ao preço continuará a beneficiar os destinos que oferecem uma melhor relação custo-benefício. Dados até maio mostram que os países com boa relação custo-benefício estão tendo um bom desempenho, com Sérvia (+27%), Bulgária (+21%), Montenegro (+12%) e Turquia (+9%) entre os que lideram a recuperação.

Espera-se que os viajantes dos EUA, aproveitando as taxas de câmbio favoráveis, impulsionem a recuperação de muitos destinos europeus neste verão. Os países do sul do Mediterrâneo, como Portugal (+79%), Turquia (+78%) e Montenegro (+43%), relataram um crescimento substancial nas chegadas dos EUA.

A Letônia (+135%) e a Polônia (+51%) também registraram crescimento em relação aos EUA. Os fortes aumentos podem estar ligados a visitas de amigos e parentes da diáspora letã que vivem fora da Europa, enquanto jornalistas relatando a guerra da Rússia na Ucrânia e um influxo de voluntários e militares podem estar contribuindo para o desempenho da Polônia, de acordo com o ETC.

Com informações do portal Travel Weekly.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS