Bruno Hazov   |   11/11/2023 17:53
Atualizada em 11/11/2023 17:55

Setur-SP promove destinos inclusivos na Festuris Gramado

Viajantes idosos, LGBTI+, pessoas com deficiência e comunidades tradicionais têm destaque na feira

Alan Morici/Setur-SP
Celso Sabino, ministro do Turismo, com o secretário de Viagens e Turismo de São Paulo, Roberto de Lucena
Celso Sabino, ministro do Turismo, com o secretário de Viagens e Turismo de São Paulo, Roberto de Lucena

GRAMADO (RS) - A Secretaria de Turismo e Viagens de SP (Setur-SP) promove 59 destinos classificados como amigáveis e inclusivos, em uma das mais tradicionais feiras do Turismo brasileiro, o Festuris. Municípios destacados têm programação especial para viajantes idosos, LGBTI+, pessoas com deficiência e comunidades tradicionais.

Os 59 municípios integram o Mapa da Diversidade do Turismo de São Paulo, cujo guia virtual está disponível no site da Secretaria. Destaque para Ilhabela, que oferece experiências no mar em cadeiras anfíbias; Atibaia, com pousadas para o público LGBTQI+; Jundiaí com atrações formatadas para a terceira idade e São Sebastião, com suas rotas caiçaras e atrações culturais.

Também presentes no estande da Setur-SP estão representantes de nove regiões turísticas (RTs) paulistas, são elas: Águas Sertanejas; Bem Viver; Águas, Cultura e Negócios; Circuito das Frutas; Litoral Norte; Circuito das Águas Paulistas; Costa da Mata Atlântica; Entre Rios e Negócios e Cultura.

"Essas nove RTs representam destinos rurais, náuticos e de serra, com atrações que vão do ecoturismo ao religioso, que representam a nossa diversidade, o que temos de melhor”

Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de SP

Inclusão

O tema da inclusão tem transformado a atuação da Secretaria de Turismo e Viagens de SP. Municípios que atendem à comunidade LGBTQI+, por exemplo, somam pontos na pesquisa de ranqueamento de destinos, o que pode ajudá-los a receber mais recursos do estado. Principal plataforma de negócios turísticos da América do Sul, a Festuris traz para esta edição mais de 2,7 mil marcas, 40 destinos internacionais e mais de 600 jornalistas e influenciadores, com o objetivo de conectar destinos e contribuir no desenvolvimento do Turismo em todo o País.

Tópicos relacionados