Victor Fernandes   |   17/01/2024 18:10
Atualizada em 17/01/2024 18:34

Turismo dos EUA voltará ao nível pré-pandemia somente em 2025

Desaceleração econômica global, dólar forte e espera para vistos poderão inibir o crescimento do setor

Raúl Nájera/Unsplash
Turismo dos Estados Unidos deve atingir 98% dos níveis de 2019 em 2024
Turismo dos Estados Unidos deve atingir 98% dos níveis de 2019 em 2024

A US Travel Association divulgou hoje (17) sua previsão semestral para viagens para e dentro dos Estados Unidos até 2027, mostrando que as viagens internacionais de entrada e as viagens domésticas de negócios continuarão abaixo dos níveis pré-pandemia em 2024.

A previsão, preparado pela Tourism Economics, foi divulgado poucos dias depois de a US Travel revelar as conclusões de um relatório de competitividade global conduzido pela Euromonitor International. O relatório concluiu que os EUA ficaram em 17º lugar entre os 18 principais mercados para viagens, devido a décadas de subinvestimento e à falta de foco e coordenação por parte dos decisores políticos federais.

“Enquanto voltamos aos números de viagens pré-pandemia, outros países estão avançando ativamente em estratégias para atrair visitantes internacionais e agora estão à frente dos Estados Unidos na corrida para reconquistar o mercado global de viagens. O governo federal pode e deve promulgar políticas específicas para impulsionar uma indústria de viagens mais integrada, eficiente e competitiva globalmente.”

Geoff Freeman, presidente e CEO da US Travel Association
Divulgação

Resultados da previsão

As viagens internacionais para os EUA crescem rapidamente, mas ainda estão longe de uma recuperação total aos níveis pré-pandemia. Uma desaceleração macroeconômica global esperada, um dólar forte e longos tempos de espera para obtenção de vistos poderão inibir o crescimento futuro, com o volume a atingir 98% dos níveis de 2019 em 2024 (acima dos 84% recuperados em 2023) e a alcançar uma recuperação total em 2025. Os níveis de despesa, quando ajustados pela inflação, não deverão recuperar até 2026.

Outros países com os quais os EUA competem diretamente recuperaram mais rapidamente as suas taxas de visitação pré-pandemia, e alguns países – como a França e a Espanha – aumentaram mesmo a sua participação no mercado global de viagens. Entretanto, a participação de mercado global dos EUA está diminuindo.

As viagens corporativas ainda deverão crescer em 2024, embora a um ritmo mais lento. Espera-se que o volume no setor termine o ano em 95% dos níveis de 2019 – acima dos 89% recuperados em 2023. A desaceleração do crescimento econômico prejudicará a recuperação das viagens de negócios nacionais, com um retorno total do volume não esperado até 2026. Gastos com viagens a negócios nacionais não se espera que voltem para níveis pré-pandêmicos dentro do intervalo previsto.

O crescimento do lazer doméstico desacelerou durante três trimestres de 2023, à medida que os gastos dos consumidores desaceleravam num contexto de custos de empréstimos mais elevados, condições de crédito mais restritivas e o reinício dos pagamentos de empréstimos estudantis. O setor alcançou uma recuperação total para os níveis pré-pandemia em 2022.

Políticas para aumentar as viagens

Existem várias políticas sob o controle do governo federal que podem acelerar o crescimento das viagens e aumentar a competitividade global:

  • Menores tempos de espera para entrevistas de visto de visitante nos EUA, que se aproximam de uma média de 400 dias nos principais mercados de entrada que exigem visto;
  • Reduzir os tempos de espera da alfândega nos aeroportos dos EUA e em outros portos de entrada que enfrentam atrasos excessivos;
  • Acelerar a implantação de sistemas biométricos de triagem de segurança de entrada e saída nos aeroportos dos EUA;
  • Melhorar a experiência geral de viagens aéreas por meio de um projeto de lei de reautorização de longo prazo da Administração Federal de Aviação;
  • Aumentar a priorização federal e focar no crescimento da indústria de viagens, como fizeram outros países;
  • Nova Comissão de Viagens Seguras e Contínuas da US Travel orientada para fazer recomendações políticas adicionais para modernizar a experiência de viagem, aumentar a competitividade dos EUA e facilitar o crescimento.

Tópicos relacionados