Da Redação   |   28/03/2024 09:59   |   Atualizada em 28/03/2024 10:00

Rendez Vous mostra Turismo sustentável e França além de Paris a operadores

Evento aconteceu em Toulouse nesta semana e reuniu profissionais do Brasil e de todo o mundo


PANROTAS/Alexandre Campbell
Izabèle Pesinato e Beatriz Alves, da Atout France, Lucila Nedelciu, da Raidho Viagens Turismo, e Caroline Putnoki, da Atout France
Izabèle Pesinato e Beatriz Alves, da Atout France, Lucila Nedelciu, da Raidho Viagens Turismo, e Caroline Putnoki, da Atout France

TOULOUSE (FRANÇA) - Terminou ontem a 12ª edição do Rendez Vous en France, que aconteceu em Toulouse, cidade desconhecida para a maioria dos brasileiros e rica em diversidade e cultura. Alguns operadores ressaltam abaixo o que os deixaram mais empolgados diante de tudo que viram nas suas viagens de pré-tours e durante a feira. Novas perspectivas de Turismo, sobretudo o sustentável e responsável, são divulgadas pelos representantes do Turismo francês em todas as ações que aconteceram nesses dias de Rendez Vous.

A opinião de quem convida é muito importante após um evento grandioso como esse. Caroline Putnoki, diretora da Atout France para a América do Sul, achou ótimo o RDVF ter acontecido em Toulouse porque tanto a cidade quanto a região não são muito conhecidas pelos brasileiros. “Toulouse é uma cidade sensacional, com um patrimônio histórico e cultural que vale à pena visitar. Tem semelhanças com a Itália e também com o norte da França e Bélgica. Um estilo de vida vivo e aconchegante pela sua proximidade com a Espanha. É um lugar a visitar e descobrir”, afirma ela.

O desafio para um operador vender a França é fazer com que seus passageiros saiam de Paris. “Acho Paris uma ótima ideia, mas deve-se combinar com alguma outra parte da França para a viagem se tornar mais completa, e incluir Toulouse em um roteiro é uma ótima opção pra isso”.

Em termos de ofertas, segundo ela, o Rendez Vous en France é sempre a feira essencial para quem quer trabalhar a França. Os players do Turismo do Brasil vão encontrar pessoas que nunca encontrariam em outro lugar. ”É uma feira única e importante, principalmente para o Turismo de nicho como neve, gastronomia, cultura e religião. É possível achar todos os fornecedores aqui e o feedback que eu recebi dos brasileiros foi muito positivo”, completa.

Rodrigo Fonseca, da Flot Operadora, afirma que, sem dúvida, levará na sua bagagem a região da Occitaine., “Um destino fantástico para o brasileiro. Toulouse, a capital da região, é uma cidade vibrante e jovem, Carcassone é pequena e tem a peculiaridade de ser murada, o que me deixou muito impressionado inclusive com excelentes opções de hotelaria. Tudo o que eu vi nessa viagem levarei para casa e certamente venderei com o auxílio das emoções que senti”.

Gustavo Nappo, da EHTL Viagens, conseguiu encontrar na feira bastante informação e conhecimento sobre as regiões francesas. “Aprendi sobre novas cidades e destinos que me ajudarão a construir pacotes com a nossa assinatura tendo um toque diferenciado do mercado”, diz ele. As cidades que ele conheceu no pré-tour chamaram muito a sua atenção, como Lyon e sua característica cosmopolita, Megève, situada entre três estações de esqui, e principalmente Annecy, conhecida como a Veneza dos Alpes. “Uma região com paisagens maravilhosas, lagos com águas cristalinas que eu certamente vou incluir nos meus roteiros”, completa ele.

Na sua primeira viagem à França, Cristiane Catarino, da Zion Viagens, diz que teve uma grata surpresa com o que viu em sua estada rica de informações e conexões. “Eu felizmente pude participar da viagem do pré-tour pelo sul do país e também desse evento repleto de profissionais competentes. Fiquei extasiada com Nimes e a sua arena que foi palco de gladiadores e, aqui na feira, com a grande quantidade de fornecedores e suas variadas opções de Turismo”.

Para Paulo Pimentel, da Urbi Viagens, o Rendez Vous en France é a feira B2B mais importante que existe. “Ela é muito bem organizada e eu pude ver que a França continua inovando em muitos produtos e com perspectivas de eventos importantes para esse ano”.

Pimentel percebeu o movimento da França no caminho da sustentabilidade. “Vou criar novos produtos, e me chamou atenção a dedicação dos franceses para o impacto natural, eles estão conscientizados em reduzir a produção de carbono. A ideia de conhecer um lugar e sair dele sem deixar lixo ou sem produzir nada poluente é muito interessante. O turista deve levar somente boas lembranças dos lugares que percorre. Por onde eu passei e também aqui na feira é visível a preocupação com a preservação do meio ambiente.. Na minha opinião a França já está praticando aquilo que muitas sociedades ainda têm somente na ideia”.

Explore France, uma iniciativa sustentável de Turismo

A França lançou esse ano uma campanha de comunicação internacional, o #ExploreFrance2024, que nasceu no período da covid com o objetivo de transformar uma crise em oportunidade de investimentos e adquirir mais visibilidade. Por meio das mídias digitais, em sintonia com os hábitos dos visitantes, e baseado em dados de operadores, o desafio dessa campanha é promover um Turismo sustentável e responsável com parceria das redes ferroviárias e foco específico no cicloturismo.

A campanha, com investimento entre 8 e 10 milhões de euros, visa impulsionar 12 mercados prioritários na Europa e América do Norte, e 12 novos mercados de países emergentes promovendo as regiões francesas e aumentando a conscientização desses países para o Turismo sustentável. A campanha foi concebida para reduzir o impacto sazonal do Turismo e investir em estações menos procuradas.

O Explore France, segundo Sophie Mandrillon, diretora de marketing da Atout France, é um convite para descobrir destinos franceses saindo dos circuitos habituais e com veículos alternativos, no caso principalmente a bicicleta. “Nossa meta é maximizar o uso das mais de 30 mil ciclovias existentes e ter 10 ciclovias europeias que atravessem a França até o ano 2030. Um Turismo feito para todos os perfis, desde esportistas até para famílias que desejam passear contemplando a natureza. Pretendemos sensibilizar diferentes públicos e atender a diferentes expectativas. Nossa ideia é fazer da França o país do Turismo sustentável”, afirma ela.

O Rendez vous en France de 2025 será em Lyon, a terceira maior cidade da França e capital da região Auvergne-Rhône-Alpes.


Alexandre Campbell, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite da Atout France com seguro GTA

Tópicos relacionados