Da Redação   |   28/03/2024 09:59
Atualizada em 28/03/2024 10:00

Rendez Vous mostra Turismo sustentável e França além de Paris a operadores

Evento aconteceu em Toulouse nesta semana e reuniu profissionais do Brasil e de todo o mundo


PANROTAS/Alexandre Campbell
Izabèle Pesinato e Beatriz Alves, da Atout France, Lucila Nedelciu, da Raidho Viagens Turismo, e Caroline Putnoki, da Atout France
Izabèle Pesinato e Beatriz Alves, da Atout France, Lucila Nedelciu, da Raidho Viagens Turismo, e Caroline Putnoki, da Atout France

TOULOUSE (FRANÇA) - Terminou ontem a 12ª edição do Rendez Vous en France, que aconteceu em Toulouse, cidade desconhecida para a maioria dos brasileiros e rica em diversidade e cultura. Alguns operadores ressaltam abaixo o que os deixaram mais empolgados diante de tudo que viram nas suas viagens de pré-tours e durante a feira. Novas perspectivas de Turismo, sobretudo o sustentável e responsável, são divulgadas pelos representantes do Turismo francês em todas as ações que aconteceram nesses dias de Rendez Vous.

A opinião de quem convida é muito importante após um evento grandioso como esse. Caroline Putnoki, diretora da Atout France para a América do Sul, achou ótimo o RDVF ter acontecido em Toulouse porque tanto a cidade quanto a região não são muito conhecidas pelos brasileiros. “Toulouse é uma cidade sensacional, com um patrimônio histórico e cultural que vale à pena visitar. Tem semelhanças com a Itália e também com o norte da França e Bélgica. Um estilo de vida vivo e aconchegante pela sua proximidade com a Espanha. É um lugar a visitar e descobrir”, afirma ela.

O desafio para um operador vender a França é fazer com que seus passageiros saiam de Paris. “Acho Paris uma ótima ideia, mas deve-se combinar com alguma outra parte da França para a viagem se tornar mais completa, e incluir Toulouse em um roteiro é uma ótima opção pra isso”.

Em termos de ofertas, segundo ela, o Rendez Vous en France é sempre a feira essencial para quem quer trabalhar a França. Os players do Turismo do Brasil vão encontrar pessoas que nunca encontrariam em outro lugar. ”É uma feira única e importante, principalmente para o Turismo de nicho como neve, gastronomia, cultura e religião. É possível achar todos os fornecedores aqui e o feedback que eu recebi dos brasileiros foi muito positivo”, completa.

Rodrigo Fonseca, da Flot Operadora, afirma que, sem dúvida, levará na sua bagagem a região da Occitaine., “Um destino fantástico para o brasileiro. Toulouse, a capital da região, é uma cidade vibrante e jovem, Carcassone é pequena e tem a peculiaridade de ser murada, o que me deixou muito impressionado inclusive com excelentes opções de hotelaria. Tudo o que eu vi nessa viagem levarei para casa e certamente venderei com o auxílio das emoções que senti”.

Gustavo Nappo, da EHTL Viagens, conseguiu encontrar na feira bastante informação e conhecimento sobre as regiões francesas. “Aprendi sobre novas cidades e destinos que me ajudarão a construir pacotes com a nossa assinatura tendo um toque diferenciado do mercado”, diz ele. As cidades que ele conheceu no pré-tour chamaram muito a sua atenção, como Lyon e sua característica cosmopolita, Megève, situada entre três estações de esqui, e principalmente Annecy, conhecida como a Veneza dos Alpes. “Uma região com paisagens maravilhosas, lagos com águas cristalinas que eu certamente vou incluir nos meus roteiros”, completa ele.

Na sua primeira viagem à França, Cristiane Catarino, da Zion Viagens, diz que teve uma grata surpresa com o que viu em sua estada rica de informações e conexões. “Eu felizmente pude participar da viagem do pré-tour pelo sul do país e também desse evento repleto de profissionais competentes. Fiquei extasiada com Nimes e a sua arena que foi palco de gladiadores e, aqui na feira, com a grande quantidade de fornecedores e suas variadas opções de Turismo”.

Para Paulo Pimentel, da Urbi Viagens, o Rendez Vous en France é a feira B2B mais importante que existe. “Ela é muito bem organizada e eu pude ver que a França continua inovando em muitos produtos e com perspectivas de eventos importantes para esse ano”.

Pimentel percebeu o movimento da França no caminho da sustentabilidade. “Vou criar novos produtos, e me chamou atenção a dedicação dos franceses para o impacto natural, eles estão conscientizados em reduzir a produção de carbono. A ideia de conhecer um lugar e sair dele sem deixar lixo ou sem produzir nada poluente é muito interessante. O turista deve levar somente boas lembranças dos lugares que percorre. Por onde eu passei e também aqui na feira é visível a preocupação com a preservação do meio ambiente.. Na minha opinião a França já está praticando aquilo que muitas sociedades ainda têm somente na ideia”.

Explore France, uma iniciativa sustentável de Turismo

A França lançou esse ano uma campanha de comunicação internacional, o #ExploreFrance2024, que nasceu no período da covid com o objetivo de transformar uma crise em oportunidade de investimentos e adquirir mais visibilidade. Por meio das mídias digitais, em sintonia com os hábitos dos visitantes, e baseado em dados de operadores, o desafio dessa campanha é promover um Turismo sustentável e responsável com parceria das redes ferroviárias e foco específico no cicloturismo.

A campanha, com investimento entre 8 e 10 milhões de euros, visa impulsionar 12 mercados prioritários na Europa e América do Norte, e 12 novos mercados de países emergentes promovendo as regiões francesas e aumentando a conscientização desses países para o Turismo sustentável. A campanha foi concebida para reduzir o impacto sazonal do Turismo e investir em estações menos procuradas.

O Explore France, segundo Sophie Mandrillon, diretora de marketing da Atout France, é um convite para descobrir destinos franceses saindo dos circuitos habituais e com veículos alternativos, no caso principalmente a bicicleta. “Nossa meta é maximizar o uso das mais de 30 mil ciclovias existentes e ter 10 ciclovias europeias que atravessem a França até o ano 2030. Um Turismo feito para todos os perfis, desde esportistas até para famílias que desejam passear contemplando a natureza. Pretendemos sensibilizar diferentes públicos e atender a diferentes expectativas. Nossa ideia é fazer da França o país do Turismo sustentável”, afirma ela.

O Rendez vous en France de 2025 será em Lyon, a terceira maior cidade da França e capital da região Auvergne-Rhône-Alpes.


Alexandre Campbell, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite da Atout France com seguro GTA

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Colaboração para o Portal PANROTAS

Da Redação tem 11141 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!