Victor Fernandes   |   23/05/2024 09:38
Atualizada em 23/05/2024 09:39

Brasileiros atingem recorde de visitas ao Reino Unido em 2023

Com o maior volume de visitantes e de gastos já registrado, brasileiros ultrapassaram os niveis de 2019

Divulgação
Londres é a cidade mais visitada pelos brasileiros
Londres é a cidade mais visitada pelos brasileiros
Os brasileiros estão visitando o Reino Unido – e gastando – mais do que nunca, de acordo com as últimas estatísticas destacadas pela agência oficial encarregado da promoção do turismo da Grã-Bretanha, o Visit Britain.

Essas informações vêm da International Passenger Survey (IPS) para o ano de 2023, conduzida pelo Instituto Nacional de Estatísticas britânico (Office for National Statistics). Reunindo informações sobre visitantes internacionais no Reino Unido, a pesquisa traz detalhes sobre o Turismo receptivo, incluindo volume de passageiros e gastos durante a viagem.

Os números divulgados pela pesquisa impressionam, tendo ultrapassado previsões anteriores. Durante o ano de 2023, os visitantes brasileiros alcançando números recordes: foram 344 mil brasileiros no Reino Unido com um gasto de 425 milhões de libras (aproximadamente R$ 2,8 bilhões). São os maiores números registrados por visitantes brasileiros na história.

É importante ressaltar a comparação com os números de 2019, anteriores à pandemia. Dentro desse parâmetro, houve um crescimento de 18% no número de visitas e de 70% nos gastos para o ano. Já em comparação com 2022, as visitas aumentaram em 29% e o gastos em 37%.

"Nossos números de turismo receptivo consolidaram um ano impressionante para a Grã-Bretanha em 2023, quando vimos o Brasil, nosso principal mercado na América Latina, alcançar recordes históricos".

Paul Gauger, Vice-Presidente Executivo do VisitBritain para as Américas, Austrália e Nova Zelândia

"Esse aumento nas visitas e nos gastos reflete o forte apelo da Grã-Bretanha como um destino turístico de alto nível, oferecendo uma mistura única de história, cultura, inovação e atrações contemporâneas. Estamos ansiosos para continuar recebendo os visitantes brasileiros, sempre proporcionando experiências inesquecíveis na Grã-Bretanha", completou Gauger.

Priscila Moraes, Diretora do Visit Britain no Brasil, disse: "Estamos muito satisfeitos com os resultados da nova pesquisa IPS, que confirmam uma recuperação completa do Turismo pós-pandemia e um interesse crescente na Grã-Bretanha como um destino para vivenciar as atrações mais inovadoras, diversas e emocionantes. O trabalho do Visit Britain no Brasil continua garantindo que os visitantes brasileiro possam desfrutar plenamente de tudo o que a Grã-Bretanha tem a oferecer."

Ainda em 2024, o Visit Britain continuará seu trabalho junto ao trade no Brasil com mais uma edição de seu Brazil Roadshow, evento anual onde fornecedores britânicos vêm ao país para se encontrar com contatos de alto nível da indústria local, impulsionar ainda mais as visitas brasileiras à Grã-Bretanha.

A indústria do turismo no Brasil também pode esperar um foco crescente em experiências relacionadas a filmes e séries de TV na Inglaterra, Escócia e País de Gales com o lançamento da campanha Starring GREAT Britain. A partir dessa campanha, o VisitBritain destacará títulos de enorme sucesso no Brasil e no mundo – como Bridgerton, Outlander, Peaky Blinders, Harry Potter e muito mais – que têm a Grã-Bretanha como pano de fundo.

Confira outros resultados globais da International Passenger Survey:

  • No geral, a Grã-Bretanha continua se recuperando fortemente da pandemia. Em 2023, o Reino Unido recebeu 38 milhões de visitantes internacionais – número 7% abaixo dos níveis pré-pandêmicos (2019), mas representando um aumento de 21% em relação a 2022.
  • Os gastos do Turismo receptivo como um todo atingiram o recorde de 31,1 bilhões de libras em 2023, um aumento de 9% em relação a 2019 e de 17% em relação a 2022. Levando em conta a inflação, os gastos dos visitantes diminuíram 10% em relação a 2019 e aumentaram 9% em relação a 2022.
  • No total, foram 292,9 milhões de estadias no Reino Unido em 2023, um aumento de 1% em relação a 2019 e de 11% em relação a 2022.
  • Os visitantes internacionais ficaram em média 7,7 noites em 2023, o que vem diminuindo desde 2021, mas permanece acima de 2019 (7,1 noites).


Tópicos relacionados