Alagoas destaca potencial do Turismo de luxo: "começamos com o pé direito"
Destino tem atualmente 19 hotéis em construção e participa de feiras com a ILTM para promover atrativos

MACEIÓ - Durante a Convenção de Vendas da HotelDO, realizada em Alagoas nesta semana, a secretária adjunta de Turismo do Estado de Alagoas, Marília Herrmann, destacou o potencial do Turismo de luxo no destino.
"O mercado de luxo é novo para o Estado de Alagoas, mas já começamos com o pé direito. Hoje temos a Alagoas Luxury, que é uma entidade criada para tomar conta das pousadas de luxo no destino. E participamos recentemente da ILTM Latin America com cinco hotéis (no ano passado foram quatro). Estamos tendo bons resultados nesse segmento, que engloba um Turismo diferenciado. O turista de luxo quer um serviço diferenciado, uma praia diferenciada, uma gastronomia diferenciada. Milagres é um destino que hoje é o boom das pousadas de luxo, mas há também as pousadas Antonina e Camurim Grande, que ficam em Maragogi. Temos também a Barra de São Miguel, onde temos o Ritz e o Kenoa", destaca Marília.
"Então, Alagoas está sendo um destino cada vez mais procurado por essa categoria de turista e hoje em dia a gente está atingindo mais o nacional. Mas ao participar de uma feira como a ILTM estamos abrindo portas para o turista europeu, argentino e da América Latina como um todo, os quais já estão conhecendo Alagoas como um destino turístico de luxo".
Alta de visitantes em Alagoas e novos hotéis em vista
No primeiro semestre deste ano, o fluxo nacional dos turistas em Alagoas teve um aumento de 8%, en quanto o fluxo de estrangeiros cresceu 102%, na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados da Embratur.
"Estamos colhendo os frutos de todos os investimentos que a secretária de Turismo de Alagoas, Barbara Braga, tem feito, juntamente a toda a equipe e o governo do Estado. Capacitamos mais de 13 mil agentes de viagens no ano passado, estamos melhorando nossa infraestrutura, criamos um programa para melhorar o atendimento dos turistas e recepcioná-los bem", conta Marília Herrmann.
Segundo ela, há 19 hotéis em construção em Alagoas, que devem ficar prontos até 2028. "Há empresários que já têm hotéis aqui e estão fazendo o segundo, o terceiro, o quarto. Temos também hotéis de bandeiras internacionais, como o Vila Galé, que já tem o primeiro hotel na Barra Santo Antônio e agora está fazendo o segundo no litoral sul, que é em Coruripe. Hoje em dia Alagoas tem 52 mil leitos e teremos um crescimento expressivo nesse número, indo para 58 mil".
Novo aeroporto em Maragogi
Marília também falou sobre o novo aeroporto de Maragogi, que já está em construção. "Eles estão prometendo o aeroporto para até o final de 2026. Em um primeiro momento, ele terá capacidade para voos nacionais, fretados e voos charter. Eu acho que todo aeroporto tem que começar assim, para ver até como vai se portar para poder ir crescendo, dar um passo de cada vez para a gente realmente ser assertivo nesse crescimento"
No que se refere ao Turismo internacional, a Argentina o principal mercado emissor para o Estado. "Mas cada vez mais estamos recebendo portugueses, espanhóis e italianos", conta a secretária adjunta, que também destaca a conectividade aérea no Brasil. "Hoje a Gol e a Latam são muito parceiras e, por meio da Azul, estamos conseguindo atrair mais o público do interior paulista".
Convenção HotelDo em Alagoas
Por fim, Marília Herrmann falou sobre a importância de trazer um evento como a Convenção de Vendas da HotelDO para Alagoas. "A HotelDO, junto com a Decolar, são parceiras da Secretaria de Turismo e do governo há três anos. Fazemos muitas capacitações in loco e isso faz toda a diferença, porque além dos treinamentos, a gente mostra aos agentes de viagens todas as nossas regiões turísticas, a nossa gastronomia, cultura, o artesanato, e eles podem vivenciar tudo isso, o que faz toda a diferença na hora de vender um pacote para o cliente", destaca.
O Portal PANROTAS viaja a convite da HotelDO, com proteção Universal Assistance.