Trump suspende agendamento de novas entrevistas para vistos de estudante
Medida visa permitir novas diretrizes que ampliarão a verificação de antecedentes dos solicitantes

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou a suspensão do agendamento de novas entrevistas para vistos de estudante (categorias F e M) e de intercâmbio (J) em embaixadas e consulados ao redor do mundo.
A medida é imediata e, segundo o governo norte-americano, visa permitir a implementação de novas diretrizes que ampliarão a verificação de antecedentes dos solicitantes, incluindo a análise de suas atividades em redes sociais. As entrevistas já agendadas, por sua vez, seguirão normalmente.
A decisão faz parte, ainda de acordo com o governo norte-americano, de um esforço mais amplo de Trump para reforçar a segurança nacional, especialmente em resposta a preocupações sobre atividades que podem ser consideradas antissemitas ou pró-terrorismo em instituições acadêmicas .
A suspensão dos agendamentos de vistos pode afetar significativamente estudantes internacionais. No ano letivo de 2023-2024, por exemplo, cerca de 16,8 mil brasileiros estavam matriculados em instituições americanas. Agora, os potenciais estudantes e candidatos a programas de intercâmbio devem ficar ligados em novidades.