Pedro Menezes   |   11/08/2025 13:02

ETIAS: sete pontos que estudantes precisam saber sobre o novo 'visto europeu'

União Europeia reuniu sete fatos importantes sobre a nova autorização de viagem para estudantes


Pixabay
Cerca de 30 países já afirmaram que irão adotar o novo sistema de vistos, o que vem junto do Sistema Oficial de Entrada/Saída (EES), a ser implementado antes do ETIAS, já que um está vinculado ao outro
Cerca de 30 países já afirmaram que irão adotar o novo sistema de vistos, o que vem junto do Sistema Oficial de Entrada/Saída (EES), a ser implementado antes do ETIAS, já que um está vinculado ao outro

De cursos de idiomas a programas de verão, escolas e universidades europeias oferecem importantes oportunidades de estudo de curto prazo para estudantes internacionais. No entanto, com a chegada do ETIAS, autorização que entra em vigor em 2026, os futuros estudantes de intercâmbio precisam se atentar e cumprir novos requisitos de viagem ao ingressar em um programa de estudos na Europa.

Cerca de 30 países já afirmaram que irão adotar o novo sistema de vistos, o que vem junto do Sistema Oficial de Entrada/Saída (EES), a ser implementado antes do ETIAS, já que um está vinculado ao outro. Por conta de tantas novidades, a União Europeia reuniu sete fatos importantes sobre a nova autorização de viagem para estudantes.

  1. O ETIAS será necessário para entrar e permanecer em 30 países europeus. Isso inclui os 29 países Schengen, bem como Chipre. Certifique-se de obter seu ETIAS antes de iniciar a viagem.
  2. Com o ETIAS, o aluno poderá estudar nos 30 países europeus por até 90 dias em qualquer período de 180 dias. Para programas de estudo mais longos, será necessário um visto de estudante.
  3. Para solicitar uma autorização de viagem ETIAS, é preciso de um passaporte válido por mais de 3 meses e não mais de 10 anos; um endereço de e-mail; preencher um formulário online; e pagar uma taxa de 20 euros.
  4. Há apenas um site oficial do ETIAS. É por lá que é possível preencher o formulário de solicitação.
  5. O ETIAS será válido por 3 anos ou até o vencimento do passaporte, o que ocorrer primeiro. O estudante pode usar o ETIAS para múltiplas entradas.
  6. O ETIAS não é um visto. Autorizações de viagem semelhantes para viajantes sem visto são exigidas por países como os EUA (ESTA), Canadá (eTA), Austrália (ETA e eVisitor) e Reino Unido (ETA).
  7. Cuidado com os golpistas! Existem mais de 100 sites não oficiais do ETIAS que fornecem informações sobre esta nova autorização de viagem europeia. Embora alguns desses sites sejam provavelmente administrados por empresas legítimas, outros podem ser menos confiáveis. Se decidir solicitar um ETIAS a terceiros em seu nome, certifique-se de escolher um intermediário de sua confiança.

Mais detalhes

Divulgação/Consulado da França em São Paulo
Tome cuidado! Existem mais de 100 sites não oficiais do ETIAS que fornecem informações sobre esta nova autorização de viagem europeia
Tome cuidado! Existem mais de 100 sites não oficiais do ETIAS que fornecem informações sobre esta nova autorização de viagem europeia
  • E quanto a estadias de estudo de longa duração? Se você é cidadão de um país isento de visto e planeja estudar em um país europeu que exige o ETIAS por mais de 90 dias, precisará de um visto de estudante.
  • Deseja permanecer e viajar pela Europa após o vencimento do seu visto de estudante? Você pode permanecer nos países europeus que exigem o ETIAS por até 90 dias adicionais sem precisar sair e retornar. No entanto, você precisa: de uma autorização de viagem ETIAS válida a partir do momento em que seu visto de estudante expirar; e de estar registrado no Sistema de Entrada/Saída (EES).

ETIAS vem após EES: como funcionará o processo?

O EES é um sistema automatizado que substituirá o carimbo manual de passaporte para aqueles que entram no bloco. Assim que o sistema for introduzido, todos os viajantes, independentemente de terem ou não permissão para entrar sem visto na Área Schengen, precisarão se registrar.

O EES registra viajantes isentos e com visto obrigatório que entram no Espaço Schengen para uma estadia curta. Especificamente, ele registra a hora e o local da sua entrada e armazena sua imagem facial e impressões digitais.

O registro no EES geralmente ocorre na fronteira. No entanto, se a sua estadia for curta após o vencimento do seu visto de estudante, você precisará solicitar o seu registro no EES às autoridades do Estado-Membro onde estiver estudando ou do Estado-Membro para o qual pretende viajar.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados