Países do Golfo lançarão visto turístico unificado para facilitar viagens na região
Autorização tem lançamento previsto para 2026 e permitirá visitar seis países com um só visto

A partir do final deste ano ou começo de 2026, turistas estrangeiros poderão circular com mais facilidade entre os seis países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) - Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Omã - por meio de um novo visto unificado. O Unified GCC Tourist Visa, também chamado de GCC Grand Tours Visa ou Unified Tourist Visa, funcionará de forma semelhante ao modelo do Espaço Schengen europeu, permitindo múltiplas entradas com uma única autorização.
A iniciativa foi aprovada ainda em 2023 e tem como principal objetivo estimular o Turismo entre os países do bloco e reduzir a burocracia para visitantes que desejam conhecer mais de um destino da região na mesma viagem.
Como vai funcionar
O novo visto permitirá a entrada e permanência nos seis Estados-membros do CCG com um único processo de solicitação. A candidatura será feita de forma totalmente on-line, por meio de um portal centralizado, ainda a ser lançado. Os visitantes poderão optar entre um visto válido para apenas um país ou para múltiplos destinos dentro do Golfo.
Os critérios de elegibilidade estabelecem que o visto será exclusivo para viagens de Turismo, visitas de curta duração ou encontros com familiares e amigos. O documento não permitirá o exercício de atividades profissionais nem estadias prolongadas.
A validade do visto ainda não foi confirmada, mas estima-se que varie entre 30 e 90 dias de permanência. Os valores também não foram divulgados, embora as autoridades sinalizem que o modelo multipaíses será mais econômico do que a obtenção de vistos separados.
Documentação e processo de solicitação
Quando o sistema estiver disponível, os interessados deverão preencher um formulário on-line com dados pessoais, datas da viagem, propósito da visita, itinerário e informações sobre deslocamentos entre os países. Também será necessário enviar documentos como passaporte válido, foto recente, comprovante de hospedagem, seguro viagem e outros informes.
Com a introdução desse novo modelo, os países do Golfo esperam facilitar o acesso de turistas internacionais e promover a integração regional por meio do Turismo.
Lembrando que alguns países da região, a exemplo dos Emirados Árabes, atualmente não pedem visto para que brasileiros entrem. Outros, como a Arábia Saudita, pedem o documento. Sendo assim, o visto unificado pode facilitar a viagem ao destino.