Filip Calixto   |   31/07/2025 15:21

Riotur lança série digital sobre Patrimônios Culturais Cariocas; veja vídeo

Produção digital sobre bares e botequins históricos da cidade revela pontos históricos da cidade

Reprodução/Rioturoficial
<br/>O episódio de estreia tem como foco o Armazém Senado, botequim fundado no século XIX no Centro do Rio

O episódio de estreia tem como foco o Armazém Senado, botequim fundado no século XIX no Centro do Rio

A Riotur lançou a série digital Patrimônios do Rio, com estreia ontem (30). A iniciativa visa divulgar estabelecimentos reconhecidos oficialmente como Patrimônio Cultural Carioca, com episódios exibidos semanalmente até 10 de setembro no canal oficial da Riotur no YouTube e teasers nas redes sociais da empresa.

A primeira temporada da série conta com sete episódios e é dedicada à gastronomia. Os locais retratados foram selecionados pela Prefeitura do Rio e pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), com base em critérios históricos, culturais, arquitetônicos e sociais. Entre os estabelecimentos apresentados estão o Armazém Senado, Bar Velho Adonis, Bode Cheiroso, Bar da Portuguesa, Bar do Momo, Bar Urca e Cachambeer.

O episódio de estreia tem como foco o Armazém Senado, botequim fundado no século XIX no Centro do Rio, reconhecido como Patrimônio Cultural desde 2011.

Segundo Bernardo Fellows, presidente da Riotur, o projeto busca ampliar a noção de patrimônio cultural, incluindo práticas e locais que compõem a identidade da cidade. Já Felipe Quintans, idealizador da série e pesquisador da história carioca, destaca o valor afetivo e histórico dos comércios tradicionais retratados.

Desde 2010, bares e botequins podem ser reconhecidos como patrimônio imaterial do Rio, na categoria de atividade econômica tradicional. A Riotur pretende expandir o projeto com futuras temporadas abordando outros aspectos do patrimônio carioca.

A série pode ser acompanhada no YouTube (@rioturoficial), Instagram e TikTok (@riotur.rio), e X (@riodejaneiro).

Veja a seguir o primeiro vídeo da série:

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados