Filip Calixto   |   31/07/2025 08:21

Porto do Rio de Janeiro inaugura centro de controle e inicia dragagem no Cais da Gamboa

Investimentos de R$ 120 milhões buscam ampliar segurança e capacidade operacional do terminal

Vosmar Freitas/MPor
Na mesma cerimônia, foi assinada a ordem de serviço que autoriza o início das obras de dragagem do Cais da Gamboa, que serão executadas pela empresa DTA Engenharia Ltda., com prazo estimado de seis meses para conclusão
Na mesma cerimônia, foi assinada a ordem de serviço que autoriza o início das obras de dragagem do Cais da Gamboa, que serão executadas pela empresa DTA Engenharia Ltda., com prazo estimado de seis meses para conclusão

O Porto do Rio de Janeiro inaugurou ontem (29) o novo CCO (Centro de Controle Operacional) da PortosRio e deu início às obras de dragagem no Cais da Gamboa. Os dois projetos somam investimentos de quase R$ 120 milhões, com foco na modernização da infraestrutura e na ampliação da capacidade operacional do terminal.

Durante a cerimônia, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participou da inauguração do centro e da assinatura da ordem de serviço para o início das obras.

"Nos últimos dois anos, o Porto do Rio registrou crescimento superior a 15%, tornando-se um dos que mais se destacaram no país. Além de ser responsável por mais de 70% das operações offshore da Petrobras, o porto é um pilar estratégico para a exportação de minério de ferro, um dos principais produtos que impulsionam o desenvolvimento econômico do Brasil e da Região Sudeste", afirmou o ministro.

O novo CCO representa a primeira etapa de implantação do sistema VTMIS (Vessel Traffic Management Information System), voltado ao monitoramento do tráfego marítimo. O sistema utiliza sensores integrados, radares, câmeras e ferramentas de rastreamento para oferecer uma visão unificada das operações aquaviárias. A implementação segue as normas da Marinha do Brasil e pretende ampliar a capacidade de gestão do tráfego de embarcações.

Paralelamente, as obras de dragagem do Cais da Gamboa serão executadas pela empresa DTA Engenharia Ltda., com prazo estimado de seis meses. O projeto prevê a readequação e ampliação do canal de acesso ao porto, com dragagem, elaboração de projetos técnico-executivos, instalação de sinalização e balizamento, além de serviços complementares.

"Com essa obra, o Porto do Rio estará preparado para atender às demandas do novo ciclo de crescimento econômico do país, atraindo mais investimentos, gerando emprego e contribuindo para a ampliação da nossa participação no comércio marítimo global"

Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos

Entre os impactos esperados estão a melhoria da segurança e da eficiência da navegação, a redução de custos operacionais e o fortalecimento da posição do porto como ponto estratégico no Atlântico Sul.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes. Colaboração para o Portal PANROTAS

Filip Calixto tem 7167 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!