Alagoas projeta 3 milhões de passageiros em 2025 e vive momento histórico no Turismo
Bárbara Braga, secretária de Turismo, detalhou o momento atual do setor no Estado

Alagoas atravessa um período histórico para o Turismo. Só no primeiro semestre de 2025, o Estado registrou alta de mais de 80% no número de turistas internacionais em comparação ao mesmo período do ano passado. No mercado doméstico, o crescimento também foi expressivo, com 15% de aumento no fluxo de passageiros. A expectativa da Secretaria de Turismo é encerrar o ano com a marca inédita de 3 milhões de embarques e desembarques no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.
Os avanços também aparecem na hotelaria. Atualmente, há 19 empreendimentos em construção, que somarão mais de 9 mil novos leitos até 2028. Na qualificação profissional, 7 mil alagoanos já foram capacitados pelo programa Escola do Turismo desde 2023, reforçando a mão de obra do setor.
Na malha aérea, os números reforçam o bom momento. Em 2025, Alagoas terá 49 voos semanais dedicados durante a alta temporada, o maior volume entre todos os Estados brasileiros — o que representa mais de 480 operações extras. A companhia Flybondi, primeira low cost argentina a operar no Brasil, escolheu Maceió como porta de entrada, registrando 97% de ocupação nos voos de Lisboa e Córdoba e trazendo mais de 2,8 mil portugueses apenas no primeiro semestre. Para 2026, já estão confirmadas 14 operações internacionais adicionais.
Segundo a secretária de Turismo, Bárbara Braga, os resultados são fruto de um trabalho de longo prazo. "Parece que é só promoção, mas a promoção já é o último de um grande trabalho que é muito bem efetivado. Temos planejamento de dez anos e queremos mostrar que Alagoas é muito além do sol e mar", afirmou durante entrevista concedida no 9º Salão Nacional do Turismo, em São Paulo.
Entre as iniciativas de diversificação, ela citou o projeto "Alagoas Além do Sol e Mar", desenvolvido em parceria com o Teatro Mário Marinho, no bairro histórico de Jaraguá, que terá programação cultural semanal para valorizar as sete regiões turísticas do Estado.
"Alagoas está conquistando números históricos e se consolidando como destino protagonista no Brasil. Estamos transformando o Turismo em motor de desenvolvimento econômico e de inclusão social", concluiu a secretária.